Chac Mool

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estátua Chac Mool originária de Chichen Itza; atualmente no Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México.

Chac Mool é a designação dada a um tipo de estátuas de pedra pré-colombianas mesoamericanas.

O Chac Mool representa uma figura humana numa posição reclinada com a cabeça erguida e voltada para um dos lados, segurando uma "bandeja" sobre a barriga. O significado da posição ou da própria estátua permanece desconhecido.

Estátuas Chac Mool têm sido encontradas em ou próximo de templos toltecas e de outras culturas do pós-clássico em sítios arqueológicos do México central, e em sítios maias do pós-clássico com forte influência tolteca, como Chichen Itza.

Desconhece-se qual o nome antigo dado a estas esculturas. O nome Chac Mool é atribuído a Augustus Le Plongeon, que encontrou uma das estátuas numa escavação em Chichen Itza em 1875. Le Plongeon afirmava que a estátua era uma representação de um antigo governante de Chichen Itza e designou-a "Chacmool". O seu patrocinador, Stephen Salisbury de Worcester, Massachusetts, publicou a descoberta de Le Plongeon mas alterou "Chac-Mool."[1]

Os chac mools não devem ser confundidos com Chaac, uma das principais divindades da mitologia maia, associada sobretudo aos fenómenos da chuva e trovoada, com a qual não estão relacionados.

Os chac mools podem ser encontrados no México Central e em Yucatán. Os sítios conhecidos por terem sido encontrados chac mools incluem para além de Tula e Chichen Itza, a Cidade do México, Cempoala, Tlaxcala e Quiriguá[2] na Guatemala.

Significados alternativos[editar | editar código-fonte]

"Chac Mool" é um pequeno conto da obra Los Días Enmascarados de Carlos Fuentes.

Notes[editar | editar código-fonte]

  1. Salisbury (1877, p.80).
  2. Martin & Grube 2000, p.225.

References[editar | editar código-fonte]

Martin, Simon; and Nikolai Grube. Chronicle of the Maya Kings and Queens: Deciphering the Dynasties of the Ancient Maya. London and New York: Thames & Hudson, 2000. OCLC 47358325. ISBN 0-500-05103-8.
Salisbury, Stephen Jr.. (1877). "Dr. Le Plongeon in Yucatan". Proceedings of the American Antiquarian Society 69: 70–119.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chac Mool