Charles Tyson Yerkes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Charles Tyson Yerkes (25 de junho de 1837 - 29 de dezembro de 1905) foi um financista estadunidense, nascido em Filadélfia, Pensilvânia. Ele desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de sistemas de trânsito em massa, em Chicago e Londres.

Filadélfia[editar | editar código-fonte]

Yerkes nasceu em Northern Liberties, um distrito ao lado da Filadélfia, em 25 de Julho de 1837. Sua mãe morreu de febre puerperal quando ele tinha 5 anos de idade e logo depois seu pai foi expulso da Society of Friends por casar com uma não-Quaker. Depois de concluir um curso de dois anos na Central High School, Yerkes começou sua carreira de negócios com 17 anos de idade como gerente em um armazém de grãos local. Em 1859, com 22 anos de idade, ele abriu sua própria firma de corretagem e entrou no mercado de ações da Filadélfia. Em 1865 ele especializou-se em vender títulos públicos municipais, estaduais e federais. Aproveitando-se da influência do pai do presidente do banco, seus contatos políticos e sua própria habilidade, Yerkes ganhou reputação no mundo financeiro e social. Ele estava na iminência de entrar na sociedade da Filadélfia quando o desastre aconteceu.

Enquanto trabalhava como agente financeiro para o tesoureiro da cidade da Filadélfia, Joseph Marcer, Yerkes realizou operações grandiosas e de alto risco com dinheiro público. Infelizmente, esta especulação acabou de maneira calamitosa quando o Grande Incêndio de Chicago causou um pânico financeiro.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.