Choanozoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Árvore da Vida.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009.

Como ler uma caixa taxonómicaChoanozoa
Nuclearia

Nuclearia
Classificação científica
Reino: Protista
(sem classif.) Opisthokonta
Filo: Choanozoa
Classes

Choanozoa ( ou Mesomycetozoa) é o nome de um filo de protistas relacionado com os animais e com os fungos. Com base em estudos moleculares, Choanozoa é incluído no supergrupo de eucariontes Opisthokonta juntamente com Animalia e Fungi. Estudo recente sugeriu que este agrupamento é parafilético.

O nome de Opisthokonta alude a que o flagelo, único quando está presente, ocupa uma posição posterior, avançando a célula com o flagelo detrás, como se observa nos espermatozóides dos animais e ao revés que na maioria dos protistas, que são acrocontes.

O filo Choanozoa inclui uma colecção diversa de protistas que se classificam em várias classes. Destaca-se Choanoflagellata que compreende umas 150 espécies que vivem em águas doces e marinhas e que apresentam um colar de microvilosidades que rodeia o único flagelo e do qual tomam o nome. Os coanoflagelados são quase idênticos em forma e função às células coanócitos das esponjas, pelo que estes organismos e Ministeriida parecem estar muito relacionados com os animais.

As outras classes: Corallochytrea e Mesomycetozoea, parecem estar no limite entre os fungos e os animais. A classe Mesomycetozoea ou Ichthyosporea compreende espécies parasitas dos vertebrados, principalmente de peixes, aparecendo nos tecidos do hospede como esferas que contêm esporos. A classe Corallochytrea inclui um único organismo, Corallochytrium limacisporum, marinho e saprófito. A classe Nucleariida compreende um pequeno grupo de amebóides com pseudópodes filiformes (filopódios), que vivem principalmente no solo e em água doce.

No passado, Chytridiomycota havia-se incluído também entre os protistas, mas agora classifica-se entre os fungos.

A classe Cristidiscoidea, de indivíduos amebóides e constituída até há pouco por Nucleariida e Ministeriida, resultou ser polifilética, como o demonstram diversos estudos e árvores filogenéticas. Ministeriida é relacionado com Animalia e Nucleariida com Fungi, como se mostra na seguinte filogenia:

Filogenia[editar | editar código-fonte]

   Unikonta   

Amoebozoa


   Opisthokonta   

   

Animalia


      
   

Ministeriida



Choanoflagellata



Corallochytrea



Mesomycetozoea




   

Nucleariida



Fungi