Chrissie Hynde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Chrissie Hynde
Chrissie Hynde em show na Califórnia em 2007
Informação geral
Nome completo Christine Ellen Hynde
Nascimento 7 de Setembro de 1951 (62 anos)
Akron, Ohio
 Estados Unidos
Gênero(s) Rock
New wave
Período em atividade 1975 - presente
Afiliação(ões) The Pretenders

Christine Ellen Hynde (Akron, 7 de setembro de 1951), conhecida pelo nome artístico de Chrissie Hynde, é uma musicista estadunidense, conhecida especialmente como líder da banda The Pretenders. Ela é vocalista, compositora e guitarrista. Hynde predominou como a única pessoa permanente e em controle no decorrer da história da banda The Pretenders.

Hynde mudou-se para a cidade de Londres, Inglaterra, em 1973 e se tornou famosa como repórter da revista NME (New Musical Express), especializada em bandas de rock. Ela se inseriu em vários projetos roqueiros, chegando a praticar com Mick Jones antes deste formar o grupo The Clash, tendo participado em Masters of the Backside, de Malcolm McLaren, por volta de 1975, e tendo participado brevemente, em 1977, na notória banda punk The Moors Murderers.

Hynde formou The Pretenders em 1978 juntamente com os músicos ingleses James Honeyman-Scott, Pete Farndon e Martin Chambers. Entre muitas desavenças, desencontros, mortes e tal, a cantora manteve a linha e liderança do grupo.

Hynde permanece uma raridade como mulher líder de um grupo com origem nos primórdios da história do movimento punk rock e new wave. Sempre assertiva ela acabou obtendo o respeito vultos da música e mesmo de críticos, e mesmo a admiração de milhares de moças que, inspiradas, seguiram seus passos.

Nos últimos anos (2006) Chrissie Hynde tem se tornado mais e mais uma notável ativista e tenaz defensora dos direitos dos animais a um tratamento digno e ético por parte dos seres humanos.

Chrissie Hynde no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2004 Hynde mudou-se para a cidade de São Paulo, Brasil, para poder tocar por algum tempo com Moreno Veloso em um tour informal pelo país. Em São Paulo, ela fixou residência em um apartamento no edifício da Copan. Hynde também participou, como vocalista, em 2004, do club hit internacional Straight Ahead.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.