Chytroglossa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

{Título em itálico}}

Como ler uma caixa taxonómicaChytroglossa
Chytroglossa marileoniae

Chytroglossa marileoniae
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Chytroglossa
Espécies
ver texto

Chytroglossa é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi estabelecido por Rchb.f. em Hamburger Garten - und Blumenzeitung 19: 546, em 1863.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome deste gênero deriva da latinização de duas palavras gregas: χύτρος (khýtros), que significa "panela" ou "pote", e γλώσσα, que significa "língua", fazendo referência à concavidade existente no labelo de suas flores.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Este gênero agrupa apenas três pequenas espécies epífitas, de crescimento cespitoso, todas muito parecidas entre si, naturais do sudeste brasileiro, as quais normalmente aparecem à sombra das matas úmidas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresentam minúsculos pseudobulbos ovóides, encimados por uma única folha carnuda, oblongo-lanceolada, acanoada, pseudopeciolada, ladeado por duas a quatro Baínhas foliares imbricadas, com o mesmo aspecto e tamanho das folhas formando uma espécie de leque onde o pseudobulbo é praticamente imperceptível. As múltiplas inflorescências são racemosas, pendentes, emergem das axilas dessas Baínhas e contém mais de uma dezena de pequenas flores vistosas, coloridas e espaçadas, com brácteas lepantiformes na base do pedúnculo, de cores claras ou escuras e destacadas.

As flores são extremamente atraentes pelo seu tamanho comparativamente grande e colorido exuberante. As pétalas são oblongo-lanceoladas e de cor verde, levemente recurvadas para a frente; a sépala dorsal é um pouco mais larga que as pétalas e tem a mesma forma e cor destas; as sépalas laterais são um tanto quanto falciformes, da mesma cor da dorsal. Seu labelo é trilobado e côncavo, com lobo central esverdeado ou amarelado, dotado um ou dois calos no disco ou então elevações em forma de semicírculo próximas à base; os lobos laterais podem ter base vermelha e lâmina branca leitosa. A coluna é comprida, apoda, achatada, com asas denteadas na extremidade.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

  1. Chytroglossa aurata Rchb.f. (1863)
  2. Chytroglossa marileoniae Rchb.f. (1863) - espécie tipo -
  3. Chytroglossa paulensis Edwall (1903)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Chytroglossa
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Chytroglossa

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.