Clã Taira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A mariposa Kamon do Clan Taira é chamada de Ageha-cho (揚羽蝶) em japones.

O clã Taira ( 平氏 Taira ) foi um grande clã japonês de samurais na História do Japão.

Junto com Minamoto, Taira era um dos sobrenomes honorários dados pelos imperadores do Período Heian (794–1185 AD) a seus filhos e netos que não fossem considerados elegíveis para o trono. O Taira foi um dos quatro clãs importantes que dominaram a política japonesa durante este período - os outros eram os Fujiwara, o Tachibana e Minamoto.

Durante a Rebelião Heiji (1160), o líder dos Seiwa Genji, Minamoto no Yoshitomo, morreu em batalha. Taira no Kiyomori obteve o poder em Kyoto forjando alianças com os imperadores aposentados Shirakawa e Toba. Ele mandou Minamoto no Yoritomo (1147–1199), o terceiro filho de Minamoto no Yoshimoto dos Seiwa Genji, para o exílio. Em 1180, Yoritomo montou uma rebelião em grande escala contra o domínio dos Taira (as Guerras Genpei ou Taira-Minamoto), culminando na destruição dos Taira e a subjugação do leste do Japão em cinco anos. Em 1192, ele recebeu o título shogun e criou o primeiro bakufu com sede em Kamakura.

Esta história é contada no épico original japonês Heike Monogatari.

Bibliografia

  • História dos Samurais, José Yamashiro

Ver também

Referências

  • Turnbull, Stephen (1991). Fratelli Melita Editore, ed. I guerrieri samurai. Trezzano S/N, Italia: [s.n.] 
  • Turnbull, Stephen (1991). Fratelli Melita Editore, ed. Le battaglie dei samurai. Trezzano S/N, Italia: [s.n.] 
  • (em inglês) Stephen Turnbull, War in Japan: 1467-1615 (Essential Histories), Oxford, Osprey Publishing, 2002. (ISBN 1-84176-480-9)

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Clã Taira