Minamoto no Yoritomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de Yoritomo, cópia do pergaminho original de 1179, atribuído a Fujiwara Takanobu. Cor sobre seda. Em 1995, Michio Yonekura argumentou que este retrato não é de Yoritomo, mas de Ashikaga Tadayoshi, irmão de Ashikaga Takauji.

Minamoto no Yoritomo (源 頼朝? 9 de maio de 1147—9 de fevereiro de 1199) foi o fundador e o primeiro shogun do shogunato Kamakura do Japão. Ele governou de 1192 até 1199.[1] [2]

Segundo fontes históricas Yoritomo nasceu em Atsuta-ku, Nagoya, província de Owari. Membro do clã Minamoto, Yoritomo foi banido em sua juventude como consequência das revoltas do seu pai contra a reinante clã Taira. No exílio Yoritomo encontrou apoio sobre a sua condição em Hōjō Tokimasa e em 1185 derrotou os Taira.

Em 1192 o imperador enclaustrado concedeu a Minamoto o título de shōgun, o que o converteu na suprema autoridade de todas as forças militares do país. Yoritomo introduziu os seus próprios governantes (Shugo) e representantes (Jitō) em todo o Japão, como consequência disto foi criada uma infra-estrutura governamental para competir com a corte imperial, superando-a progressivamente.

Yoritomo foi, assim, capaz de governar sem realmente derrubar o imperador e desenvolveu um padrão a seguir pelos futuros shogunatos.

Precedido por
_____
Shōgun Kamakura
Minamoto no Yoritomo

1192–1199
Sucedido por
Minamoto no Yoriie

Referências

  1. Tazawa, Yutaka., Matsubara, Saburo., Okuda Shunsuke e Nagahata, Yasunori. 1985: História Cultural do Japão. Una Perspectiva. Ministério de Relações Internacionais do Japão, Tóquio. 120p.
  2. Roldan Oliarte, Esteban. 1938: Japón Primitivo. París.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Minamoto no Yoritomo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.