Guerras Genpei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Guerras Genpei (源平合戦 - Genpei Gassen ou Genpei Kassen) é o nome pelo que se conhece a uma série de conflitos que tiveram lugar no antigo Japão, entre 1180 e 1185 (finais da era Heian), que colocaram frente a frente os clãs Taira e Minamoto. A consequência direta desta guerra civil foi a vitória do clã Minamoto e a queda do clã do Taira, o que pois aos samuráis ao comando político e militar do Japão, e permitiu o estabelecimento do primeiro shogunato na história japonesa, o Kamakura, encabeçado por Minamoto no Yoritomo (1192).

O nome Genpei (às vezes, também escrito Gempei) provém da união dos kanjis dos clãs envolvidos: Minamoto e Taira. A leitura dos mesmos, tendo em conta tanto a kun'yomi (leitura japonesa) como a on'yomi (leitura chinesa) é, para o primeiro clã, Genji e, para o segundo, Heike (cuja corrupção o deixaria em Pei). O conflito é conhecido também em japonês como a Guerra Jisho-Juei, que corresponde ao nome das eras que transcorreram, do início e ao final da guerra.

As Guerras Genpei começaram quando Minamoto no Yorimasa, líder do clã, apoiou a um candidato diferente ao dos Taira para o trono imperial. A batalha de Uji, ocorrida nas redondezas de Kioto, foi o começo de uma guerra de cinco anos que se desenvolveu ao longo de três etapas configuradas ao redor de conflitos: a primeira etapa (junho de 1180) esteve centrada na chamada às armas por parte de Yorimasa para recuperar para Mochihito o trono imperial que havia perdido nas mãos de Antoku, neto de Taira no Kiyomori. Esta rebelião foi "sufocada" rapidamente pelos Taira poucos dias depois. A segunda etapa (setembro de 1180), morto Yorimasa, esteve protagonizado por seu sucessor, Minamoto no Yoritomo, e estendeu-se até meados de 1181, quando proclamou-se uma guerra forçada por uma manifestação em todo o país que durava já dois anos. A terceira e última etapa iniciou-se no começo de 1183 e terminou com a vitória do clã Minamoto na batalha naval de Dan-no-ura de 1185, no qual marca o final da era Heian e o início do período Kamakura, no qual supõe a transição japonesa da época clássica à época feudal.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Em inglês
  • Gaskin, Carol, y Vince Hawkins (1990). The Ways Of The Samurai. New York: Barnes & Noble Books.
  • Sansom, George (1958). A History of Japan to 1334. Stanford, California: Stanford University Press.
  • Turnbull, Stephen (2000). The Samurai Sourcebook. Cassel. Londres. ISBN 1-85409-523-4
  • Turnbull, Stephen (2003). Japanese Warrior Monks AD 949-1603. Oxford: Osprey Publishing.
Em alemão
Em japonês clássico
Em japonês
  • 森本 繁 『源平 海の合戦 史実と伝承を紀行する』 (新人物往来社、2005年) ISBN 4-404-03233-1
  • 菱沼一憲 『源義経の合戦と戦略 その伝説と実像』 (角川選書、2005年) ISBN 4-04-703374-X

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Guerras Genpei (1180 a 1185)
1ª Uji - Nara - Ishibashiyama - Fujikawa - Sunomatagawa - Yahagigawa - Hiuchi - Kurikara - Shinohara - Mizushima - Fukuryūji - Muroyama - Hōjūjidono - 2ª Uji - Awazu - Ichi-no-Tani - Kojima - Yashima - Dan no Ura
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.