Batalha de Uji (1180)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha de Uji (1180)
Guerras Guenpei
Byodoin Phoenix Hall Uji 10-2R.jpg
O Salão da Fênix do Templo Byodo-in, na frente da qual ocorreu a Batalha de Uji
Data 23 de junho de 1180
Local Uji, Kyoto
Desfecho Vitória do Clã Taira, morte do Príncipe Mochihito
Casus belli Disputa entre os candidatos ao trono imperial de Minanoto e Taira
Combatentes
Sasa Rindo.svg Clã Minamoto Ageha-cho.svg Clã Taira
Comandantes
Minamoto no Yorimasa Taira no Tomomori,
Taira no Shigehira
Forças
1.000 Cavalaria 28.000 Cavalaria

Batalha de Uji (1180): Primeira batalha das Guerras Genpei. A primeira batalha de Uji ficou famosa por ser a que iniciou a Guerras Genpei.

Em 1180 o Príncipe Mochihito, o candidato favorito do Clã Minamoto para o trono imperial, foi perseguido por forças do Clã Taira até Mii-dera, um templo nos arredores de Kyoto. Devido à interferência de um monge de Mii-dera favorável ao Clã Taira, o exercito Minamoto chegou demasiado tarde para defender a ponte.

Minamoto no Yorimasa levou o Príncipe Mochihito junto com o exercito do clã e um grupo de monges guerreiros de Mii-dera ao sul até Nara.

Cruzaram o Rio Uji e tentaram destruir a ponte para evitar a perseguição do Clã Taira. Três monges guerreiros são descritos no Heike Monogatari: Gochin no Tajima, Tsutsui Jomyo Meishu, e Ichirai Hoshi. Estes, junto com outros monges-guerreiros lutaram com arcos e flechas, e diferentes tipos de espadas, adagas e naginatas.

Apesar do esforço as forças de Taira conseguiram cruzar o rio e alcançar o exercito Minamoto. Yorimasa tentou ajudar o príncipe a escapar, mas foi alcançado por uma flecha.

Devido a esta falha ele se suicidou através do Seppuku, começando assim o precedente de se suicidar antes de se render, que seria honrado até durante a Segunda Guerra Mundial. É o primeiro seppuku que se conhece na historia.

O príncipe foi capturado e executado pelos guerreiros Taira.


Referências

  • Sansom, George (1958). 'A History of Japan to 1334'. Stanford, California: Stanford University Press. ISBN 978-0-8047-0523-3
  • Turnbull, Stephen (1998). 'The Samurai Sourcebook'. London: Cassell & Co. ISBN 978-1-85409-523-7
  • Turnbull, Stephen (2003). Japanese Warrior Monks AD 949-1603. Oxford: Osprey Publishing.


Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Guerras Genpei (1180 a 1185)
1ª Uji - Nara - Ishibashiyama - Fujikawa - Sunomatagawa - Yahagigawa - Hiuchi - Kurikara - Shinohara - Mizushima - Fukuryūji - Muroyama - Hōjūjidono - 2ª Uji - Awazu - Ichi-no-Tani - Kojima - Yashima - Dan no Ura