Conjunto Paisagístico de Santa Cruz Cabrália e o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade Alta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conjunto Paisagístico de Santa Cruz Cabrália e o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade Alta
Geografia
País Brasil
Localidade Santa Cruz Cabrália
Coordenadas 16° 16' 45" S 39° 01' 21" O

O Conjunto Paisagístico de Santa Cruz Cabrália e o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade Alta são edificações localizadas em Santa Cruz Cabrália, município do estado brasileiro da Bahia. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1981, através do processo de número 1021[1].

História[editar | editar código-fonte]

A localidade de Santa Cruz de Cabrália está vinculada aos primeiros contatos dos portugueses com a costa brasileira, quanto teria ocorrido um desembarque na Baía Cabrália. Logo surgiu um povoado chamado Aldeia de Santa Cruz. Após ataques de indígenas da etnia Aimorés, o povoado foi transferido para as margens do rio João Tiba, onde se fundou a Vila de Santa Cruz, no mesmo local do município atual. Foi tombado pelo IPHAN em 1981, recebendo tombo arqueológico, etnográfico e paisagístico (Inscrição 83/1981)[2].

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Santa Cruz de Cabrália é uma cidade de dois andares, que segue a tradição luso-brasileira. Construída inicialmente na parte alta, a cidade foi, pouco a pouco, transferindo-se para a parte baixa, junto ao porto, protegido por arrecifes, na foz do rio João Tiba[2].

A cidade alta é composta por uma única rua que dá acesso aos monumentos, igreja Matriz de N. Sra. da Conceição e ruína da Casa de Câmara e Cadeia. A cidade baixa possui um conjunto arquitetônico uniforme na sua volumetria, que se organiza numa trama de ruas de desenho ortogonal. No acervo paisagístico, destaca-se a relação entre os dois níveis da cidade e desta com o mar. O Ilhéu da Coroa Vermelha, local onde teria sido realizada a primeira missa no país, encontra-se nos limites do município[2].

Referências

  1. «IPHAN». Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Consultado em 27 de julho de 2021 
  2. a b c «Santa Cruz Cabrália – Conjunto Paisagístico». Site Ipatrimônio. Consultado em 27 de julho de 2021 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Trechos deste artigo foram retirados do website do IPatrimônio, publicado sob licença Creative Commons Atribuição (BY) v1.0.