Conselho dos Estados (Suíça)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sala do Conselho dos Estados

O Conselho dos Estados (em alemão, Ständerat; em italien, Consiglio degli Stati e em francês, Conseil des États) é a câmara alta da Assembleia Federal Suíça, instaurado pela Constituição em 1848.

Composição[editar | editar código-fonte]

Cada cantão elege dois conselheiros de estado (também designados senadores). Antes da criação do cantão de Jura, o número total de membros era de 44. Depois de 1979, o número passou a ser 46. O Conselho dos Estados, baseado no Senado norte-americano, tem os mesmo poders que o Conselho Nacional. O seu acordo afirmativo é importante para uma adopção de uma lei federal. Os antigos semi-cantões têm apenas um lugar (Obwald, Nidwald, Basileia-Cidade, Basileia-Campo, Appenzell Rhodes-interior e Apenzell-Rhode exterior). O número populacional de cada cantão não implica o número de representantes dos membros. O cantão de Zurique, que conta com 1,6 milhões de habitantes, elege dois conselheros tal como Uri que tem 36 000 habitantes.

A Composição política do Coselho dos Estados é diferente da do Conselho Nacional. O Partido Socialista Suíço (PSS) e a União Democrática do Centro (UDC) são historicamente os menos representados enquanto que os partidos de Centro-direita (o Partido Radical Democrático e o Partido Democrático Cristão) são mais representados.

Ver também[editar | editar código-fonte]