Consoante alvéolo-palatal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Consoante alveolo-palatal)
Ponto de articulação de consoantes alveolo-palatal

Na fonética, as consoantes alvéolo-palatais (ou alveopalatais), às vezes sinônimas de consoantes pré-palatais, são intermediárias na articulação entre as consoantes coronal e dorsal, ou que possuem articulação alveolar e palatina simultâneas. No gráfico oficial do AFI, alvéolo-palatais apareceriam entre as consoantes retroflexas e palatais, mas por "falta de espaço".[1] Ladefoged e Maddieson caracterizam os alvéolo-palatais como pós-alveolares palatalizados (palato-alveolares), articulados com a lâmina da língua atrás da crista alveolar e o corpo da língua levantado em direção ao palato,[2] enquanto Esling os descreve como palatais avançados (pré-palatais), a parte anterior das consoantes dorsais, articulada com o corpo da língua se aproximando da crista alveolar.[1] Essas descrições são essencialmente equivalentes, uma vez que o contato inclui a lâmina e o corpo (mas não a ponta) da língua. Eles são frontais o suficiente para que as fricativas e as africadas sejam sibilantes, as únicas sibilantes entre as consoantes dorsais.

Sibilantes[editar | editar código-fonte]

As sibilantes alvéolo-palatais são frequentemente usadas em variedades de chinês, como mandarim, hacá e wu, bem como em outras línguas do leste asiático como japonês e coreano, tibeto-birmanês como tibetano e birmanês, bem como línguas tai como tailandês, lao, e zhuang. As sibilantes alvéolo-palatais também são uma característica de muitas línguas eslavas, como polonês, russo e servo-croata, e de línguas do noroeste do Cáucaso, como abcaz e ubykh. As consoantes alvéolo-palatais incluídas no Alfabeto Fonético Internacional são:

AFI Nome e descrição Exemplo
Língua Escrita AFI Significado
ɕ Fricativa alvéolo-palatal surda Mandarim (xiǎo) [ɕiɑu˨˩˦] Pequeno
ʑ Fricativa alvéolo-palatina expressa Polonês zioło [ʑɔwɔ] Herva
t͡ɕ Africada alvéolo-palatal surda Servo-Croata kuća / кућа [kut͡ɕa] Casa
d͡ʑ Africada alvéolo-palatal expressa Japonês 地震 (jishin) [d͡ʑiɕĩɴ] Terremoto

As letras ⟨ɕ⟩ e ⟨ʑ⟩ são essencialmente equivalentes a ⟨ʃʲ⟩ e ⟨ʒʲ⟩. Eles são os homólogos sibilantes das fricativas pré-palatais [ç˖] e [ʝ˖].

Oclusivas, nasais e líquidas[editar | editar código-fonte]

Os símbolos para oclusivas alvéolo-palatais (ȶ, ȡ), nasais (ȵ) e líquidos (ȴ) são algumas vezes usados em círculos sinológicos (às vezes também é visto um acento circunflexo), mas não são reconhecidos pelo AFI. Elas podem ser consoantes palatais simples ou palatalizadas, classificadas como alvéolo-palatais porque se padronizam com as sibilantes alvéolo-palatais da língua, e não porque são alvéolo-palatais na articulação.

No AFI padrão, eles podem ser transcritos ⟨t̠ʲ d̠ʲ n̠ʲ l̠ʲ⟩ ou ⟨c̟ ɟ̟ ɲ̟ ʎ̟⟩. Uma transcrição alternativa para a parada alvéolo-palatal expressa e nasal é ⟨ɟ˖ ɲ˖⟩, mas é usada somente quando ⟨ɟ̟ ɲ̟⟩ não pode ser exibido corretamente.

Por exemplo, o nasal do polonês representado com a letra ń é uma nasal alveolar laminal palatalizado e, portanto, frequentemente descrito como alvéolo-palatal em vez de palatal. As consoantes "palatais" das línguas indígenas australianas também estão frequentemente mais próximas das alvéolo-palatinas em sua articulação.

AFI-Extra AFI Nome e descrição Exemplo
Língua Escrita AFI Significado
ȶ, t̂ t̠ʲ, c̟ Oclusiva alvéolo-palatal surda Coreano 티끌 tikkeul [t̠ʲʰiʔk͈ɯl]
ȡ, d̂ d̠ʲ, ɟ̟ Oclusiva alvéolo-palatal expressa Coreano 반디 bandi [b̥ɐnd̠ʲi] Vaga-lume
ȵ, n̂ n̠ʲ, ɲ̟ Nasal alveolo-palatal Nuosu nyi [n̠ʲi˧] Sentar
ȴ, l̂ l̠ʲ, ʎ̟ Lateral alveolo-palatal Catalão ull [ˈul̠ʲ] Olho

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Esling, John (2010). "Phonetic Notation". In Hardcastle, Laver, & Gibbon, eds. [S.l.]: The Handbook of Phonetic Sciences. p. 693 
  2. Ladefoged, Peter; Maddieson, Ian (1996). The Sounds of the World's Languages. Blackwell: Oxford. ISBN 978-0-631-19815-4