Convair

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Consolidated Vultee Aircraft Corporation (Corporação Consolidada de Aeronaves Vultee), chamada popularmente como Convair, que foi resultado da fusão das duas maiores empresas aéreas dos Estados Unidos: Consolidated Aircraft e a Vultee Aircraft em 1943, resultando na liderança de produção de aeronaves dos Estados Unidos. Em Março de 1953, a Convair foi comprada pela General Dynamics, tornando-se a Divisão Convair da companhia.

A Convair produziu dois modelos de avião comercial a jato, o Convair 880 e o Convair 990 'Coronado'(modelo mais alongado do 880 e com maior capacidade de passageiros e autonomia), semelhante ao Boeing 707 e ao Douglas DC-8, porém mais veloz, chegando a 1012 km de velocidade de cruzeiro. Os modelos fizeram pouco sucesso. Menos de, 80 aviões do 880 e 50 aviões do 990 foram produzidos, sendo que dois exemplares voaram nos anos 1960 com as cores da VARIG(que acabou adquirindo-os com a compra da Real Linhas Aéreas. Também desenvolveu os tubos Charactron, que foram os precursores dos modernos monitores CRT,e o algoritmo CORDIC (Rotação Coordenada Digital do Computador), sendo usado atualmente para calcular Funções trigonométricas nas calculadoras científicas.

Aeronaves[editar | editar código-fonte]

O Convair XF-92A foi o primeiro delta dos Estados Unidos.

Aeronaves da Convair (em ordem dos primeiros voos):

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.