Coronel Murta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Coronel Murta
Bandeira desconhecida
Brasão de Coronel Murta
Bandeira desconhecida Brasão
Hino
Aniversário 12 de Dezembro
Fundação 12 de dezembro de 1953
Gentílico coronel-murtense
Prefeito(a) Letâncio Freire (PMN)
(2013–2016)
Localização
Localização de Coronel Murta
Localização de Coronel Murta em Minas Gerais
Coronel Murta está localizado em: Brasil
Coronel Murta
Localização de Coronel Murta no Brasil
16° 37' 08" S 42° 10' 55" O16° 37' 08" S 42° 10' 55" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Jequitinhonha IBGE/2008[1]
Microrregião Araçuaí IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Rubelita, Virgem da Lapa, Araçuaí, Itinga
Distância até a capital 707 km (8h à 8h30) km
Características geográficas
Área 813,853 km² [2]
População 9 387 hab. Estatísticas IBGE/2013[3]
Densidade 11,53 hab./km²
Altitude 322 m
Clima Semiárido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,673 médio PNUD/2000[4]
PIB R$ 35 429,082 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 3 767,45 IBGE/2008[5]
Página oficial

Coronel Murta é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. A cidade faz parte da Mesorregião do Jequitinhonha e da Microrregião de Araçuaí.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Coronel Murta é repleta de fatos contados de geração para geração, envolvendo desde a atuação dos índios tocoiós, a família Murta, o chamado 'grupo baiano' e os garimpeiros, até elementos bastante pitorescos.

O arraial Boa Vista do Jequitinhonha foi fundado, por volta de 1908, pelo Coronel Inácio Carlos Moreira Murta.

Em 1948, foi elevado a distrito com o nome de Itaporé que na linguagem indígena significa Cachoeira da Pedra'. Em 1953, Itaporé torna-se município tendo-se desmembrado de Virgem da Lapa passando a chamar-se Coronel Murta, em homenagem ao seu fundador. Atualmente é marcada por muitos conflitos principalmente políticos, como por exemplo a enigmática morte do ex prefeito Inácio Carlos Moura Murta (neto do fundador).

Administração Atual[editar | editar código-fonte]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Tem uma altitude de 322m e sua população estimada em 2013 era de 9.387 habitantes. Sua área é de 813,853 km². Está situado às margens do rio Jequitinhonha.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Distritos[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

A extração mineral, cujas valiosas pedras são comercializadas em todo o país e até mesmo exportadas, fazem a 'fama' da cidade (mas,se quiser ir a cidade pra investir nisso, saiba que é um trabalho instável: onde você pode lucrar muito ou sempre tentar sem conseguir nada por muito tempo, como acontece com a maioria dos moradores ).

A cidade ainda não teve grande desenvolvimento como suas cidades vizinhas, falta de investimentos municipais e do próprio estado, o que muitos dão ideia é da reformulação da cidade: para que se construa uma nova coronel murta com arquitetura para avenidas e a abertura da BR por dentro da cidade, ocasionando uma maior economia que é o que acontece com cidades dessa fórmula.

Não existe interesse de indústrias e investimentos particulares, o setor de logística é o único que apresenta algum crescimento, mas com lucro pela prefeitura que é o que movimenta a cidade, sendo onde trabalha a maior parte da população bem diferente de municípios ao redor, como Araçuaí e Salinas: com grande centro logístico e setor de indústrias.Mas a cidade está começando a se desenvolver agora, conta com muitas lanchonetes hoje, três restaurantes(com abertura de dois desses bem recente) e pizzarias (três, com uma de investimento de novos moradores paulistas), o que se vê por maior mesmo é a concentração de bares que somam mais de 20, supermercados e mercearias não tem bom investimento, com falta de caixas e estrutura deles, o setor de lojas deveria ser mais estruturado,mas apesar disso vêem crescendo bastante de 2010 para hoje,como bancos a cidade conta com a Caixa (Casa Lotérica, sem boa estrutura,mas que está sendo reformulada aos poucos),Banco Itaú(mas com o problema de não ter caixa eletrônico), Serviço Correios, e representantes dos Bancos Brasil e Bradesco.Para os veículos da cidade há duas opções de abastecimento no Posto Cristal (que já teve muito lucro na cidade) ou no Posto Trevo-Restaurante/Lanchonete/Churrascaria, com grande diferença de preço entre os dois.

Algo a se reclamar é o serviço de operadoras, com apenas a Oi na cidade (por contrato de exclusividade pela prefeitura) o que prejudica o turismo (pois quem visita a cidade se quiser comunicação e não tem o chip da operadora precisa comprá-lo e gastar muito com essa compra), e além do mais serviço de internet é sem boa opção e mal sinal por cima de tudo.O que sempre é passado de gestão a gestão de prefeito mas que na verdade poderia ser resolvido se quisessem desenvolvimento para a cidade

Turismo[editar | editar código-fonte]

Dentre os eventos anuais, destacam-se o carnaval, a tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora, realizada em maio, e as festas juninas, com o Grande Forró, com muitas bandas e barracas tradicionais com também grande cavalgada , com a presença dos senadores e deputados do estado .Além de festas religiosas como : a Festa de São Sebastião em Freire Cardoso (distrito da cidade) em janeiro e Festa de Nossa Senhora Aparecida e, com comemorações nacionais como o Grande Desfile de 7 de Setembro de Coronel Murta.

Conhecida como a 'Terra do Sol', banhada pelo rio Jequitinhonha, Coronel Murta oferece praias fluviais, a Cachoeira do Salto e o Rochedo como atrativos naturais, e pra visitações a diversidade dos distritos da cidade: a Caatinga de Alagadiço, o Cerrado em Freire Cardoso e o Rio Salinas tendo como fundo as cadeias de serras e montanhas de Barra do Salinas.

Apesar de pequena é uma cidade muito bonita e encantadora - vale a pena visitar! Pra estadia existem vários pousadas, algumas pensões e albergues e também hotéis, sem contar que apartamentos com ofertas de três e de 15 dias de aluguel por toda a cidade.

Na semana na cidade existem vários pontos para se visitar, bom mesmo é no final de semana para quem quer bom lazer: com churrascaria às sextas com shows sempre, e sábado de manhã há comida tradicional e caseira da cidade em dois restaurante Self-Service no Centro da cidade e de noite também no Centro há shows e música em estabelecimentos, lanchonetes com muita opção de lanches,porções e salgados. E para domingo os estabelecimentos à beira da praia tem muitas opções, além de fast foood no Posto Trevo (início da cidade) e pizzaria no Centro.A cidade tem muitas opções, é bela e tem povo bem hospitaleiro!

Clima[editar | editar código-fonte]

A Cidade possui predominante clima Semiárido , caracterizado pela baixa umidade relativa do ar e pouco volume pluviométrico.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação do Município é formada pela Caatinga nas partes baixas , próximas as margens do Rio Jequitinhonha e também em locais afastados na maior parte do município , o Cerrado também faz parte da vegetação de Coronel Murta nas chapadas que rodeiam a cidade .

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.