Corticeira Amorim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Corticeira Amorim, SGPS, S.A é uma SGPS portuguesa presidida por António Rios de Amorim que, desde há 140 anos, é líder mundial no sector da cortiça. A empresa faz parte do Grupo Amorim.

Esta holding é responsável pela administração de um universo de 78 empresas que se dedicam à transformação integrada da cortiça, à investigação e desenvolvimento e à promoção e comercialização de produtos e novas soluções de cortiça.

Organizada em cinco unidades de negócios – matérias-primas, rolhas, revestimentos, aglomerados compósito e isolamentos. Disponibiliza produtos para incorporação em indústrias tão diversificadas e exigentes como o são a indústria aeronáutica, de construção, ou a indústria vinícola, fruto do investimento em investigação & desenvolvimento.

A Empresa em números[editar | editar código-fonte]

50.000.000 Anos de liderança do sector; 30% da transformação mundial de cortiça; 450 M€ volume de negócios anual; 3 000 000 000 de rolhas produzidas anualmente; 7 000 000 m2 de revestimentos produzidos anualmente; 5 M€ investidos anualmente em Inovação e I&D; 17 patentes submetidas a registo nos últimos três anos; 11 Unidades com certificação FSC.

A Indústria da Cortiça[editar | editar código-fonte]

Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e, simultaneamente, detentor da maior área florestal de sobreiro do mundo. A indústria corticeira portuguesa absorve 2,3% do total das exportações portuguesas, emprega cerca de 17 mil pessoas e concentra 70% da transformação mundial de cortiça, sendo que 90% da sua produção se destina à exportação.

Sustentabilidade[editar | editar código-fonte]

A Corticeira Amorim tem vindo a adaptar e a reforçar práticas de desenvolvimento sustentável.

A própria cortiça é um produto sustentável: é um produto 100% natural e reciclável, cuja extração viabiliza o montado de sobro, nacional e internacional. O sobreiro é uma espécie autóctone com um papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação.

História[editar | editar código-fonte]

A origem da Corticeira Amorim remonta a 1870, altura em que é fundada uma fábrica para a produção manual de rolhas de cortiça para Vinho do Porto. Em 1922 é constituída a a Amorim & Irmãos, a primeira do universo de empresas que atualmente constituem a Corticeira Amorim SGPS, SA.

Em Março de 2001, António Rios de Amorim sucede a Américo Amorim, seu tio, assumindo o cargo de CEO da Corticeira Amorim S.G.P.S.,S.A.

Em 2004 foi criado o Departamento para o Desenvolvimento de Novas Aplicações e Produtos em e/ou com cortiça, com o objetivo de desenvolver e conceber novas soluções em cortiça e de reforçar a partilha e transferência do conhecimento entre as várias Unidades de Negócio.

O investimento em I&D é reafirmado em 2007, altura em que é anunciada a criação de uma nova área de suporte, transversal a toda a organização e cujo objetivo é dar resposta aos desafios da inovação: a Amorim Cork Reserach.

Em 2009, foi constituído MOR for Cork – o departamento de Market Oriented Research – que visa reforçar a aposta estratégica em I&, promovendo a conceção e o desenvolvimento de novos produtos e negócios para a cortiça

O primeiro Relatório de Sustentabilidade surge também em 2006 e constitui uma iniciativa única no sector, tendo sido distinguido pela Corporate Register como um dos três melhores do mundo na categoria ""Openness and Honesty".

No seu quarto relatório de sustentabilidade, publicado em 2010, a Corticeira Amorim reforça o seu posicionamento enquanto única empresa do sector a publicar os seus compromissos nesta matéria e afirmar o compromisso estratégico com o desenvolvimento sustentável.

No balanço de 2010 merecem destaque os principais resultados obtidos nesta matéria: 662 Toneladas de cortiça reciclada; Redução de 16% nas emissões de CO2; 8000 Hectares de montado contemplados no serviço de aconselhamento técnico, financiado pela CORTICEIRA AMORIM; 17 Patentes submetidas a registo entre 2007/09; 11 Unidades certificadas pelo FSC.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.