David Lloyd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Lloyd
David Lloyd.JPG

Nascimento 1950
Nacionalidade britânico
Área(s) de atuação desenhista, arte-finalista
Trabalhos de destaque Night Raven
V for Vendetta

David Lloyd (1950, na cidade de Enfield), é um desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos. Ele é mais conhecido por ter criado a graphic novel V de Vingança ao lado de Alan Moore.

Começou profissionalmente em meados dos anos 70 desenhando Halls of Horror, TV Comic e outros títulos para a Marvel britânica. Com o escritor Steve Parkhouse criou o herói pulp Night Raven.

Quando a revista Warrior foi criada em 1982, se editor, Dez Skinn, pediu a Lloyd que criasse mais um personagem no estilo pulp. Ele e Alan Moore criaram, então, V de Vingança, história que se passa num futuro distópico, no qual um governo fascista comanda a Inglaterra. O visual do personagem foi criado por Lloyd, e a história foi desenhada usando a técnica de chiaroscuro. Lloyd também sugeriu que Moore devesse evitar usar balões de pensamento e onomatopéias no narrativa do gibi.A série foi interrompida com o fim da Warrior em 1984, e retomada pela DC comics em 1988, desta vez em cores. Foi adaptada para cinema em 2005.

Lloyd também trabalhou em Espers com James H. Hudnall, para a Eclipse Comics; colaborou com Hellblazer, com os escritores Grant Morrison, Jamie Delano e Garth Ennis; ainda com Ennis, trabalhou em War Story; Frequência Global, com Warren Ellis; Sláine, com Pat Mills, entre muitos outros.

Lloyd diz ser influenciado principalmente por artistas como Steve Ditko, Alex Toth e John Burns. Recentemente, lançou uma HQ autoral, em que ele escreve e desenha, chamada Kickback, lançada primeiramente na França (Editions Carabas), seguido por EUA e Reino Unido (Dark Horse). Recentemente esteve na cidade de São Paulo, Brasil, a convite da Editora Casa XXI, para recolher informações e assim desenhar um dos álbuns da série Cidades Ilustradas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]