John Constantine (Hellblazer)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hellblazer)
John Constantine
Informações gerais
Primeira aparição Monstro do Pântano Vol. 2 #37 (Junho de 1985)
Criado por
Editora Vertigo (DC Comics)
Informações pessoais
Nome original John Constantine
Pseudônimos Hellblazer
Nascimento 2 de Setembro de 1963, Liverpool, Inglaterra
Origem Vigarista e mago ocultista, Constantine tenta manter a humanidade a salvo de ambas as forças demoníacas e celestiais.
Características físicas
Espécie Humano
Sexo Masculino
Informações profissionais
Aliados
Inimigos
  • Nergal
  • Primeiro dos Caídos
Aparições
Série(s)

John Constantine (Liverpool, Inglaterra, 10 de Maio de 1953) é um anti-herói, protagonista da série de banda-desenhada Hellblazer (algo como "desbravador do inferno", em inglês). John Constantine foi criado por Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben, tendo aparecido pela primeira vez em Swamp Thing #37 (junho de 1985), revista própria do Monstro do Pântano. As histórias de John são, geralmente, ligadas à magia, ocultismo e/ou ao sobrenatural. É uma publicação do selo Vertigo pertencente à editora DC Comics.

Constantine[editar | editar código-fonte]

Arrogante, negligente, perfeccionista, individualista, John Constantine tem vastos conhecimentos sobre ocultismo, demonologia e outros assuntos obscuros. O personagem de John Constantine foi criado por Alan Moore, como apenas um mero figurante da revista Monstro do Pântano, mas que depois se popularizou rapidamente. Foi concebido por Moore para satisfazer o pedido dos então desenhistas da revista, Stephen Bissette e John Totleben, de ter um personagem fisicamente parecido com o cantor Sting nas histórias. Um ano depois da sua primeira aparição, ganhou a sua própria revista, Hellblazer. A primeira equipa criativa foi composta por Jamie Delano nos roteiros e John Ridgway nos desenhos. Ao longo de toda a sua publicação, Constantine já teve histórias criadas por alguns dos mais célebres autores de banda-desenhada.

Autores de Hellblazer/Constantine[editar | editar código-fonte]

Hellblazer-Roteiristas

Hellblazer-Desenhistas

Constantine- Roteiristas

Constantine- Desenhistas

Passado de Constantine[editar | editar código-fonte]

Durante o início da década de 80, Constantine já havia dado seus primeiros passos no mundo da magia. A sua convivência com os hippies no fim dos anos 70 (largamente apresentada na história Love Street) já apresentava um Constantine com certa afinidade com o tarot e a magia. Conta-se que teria financiado todo um festival de rock com dinheiro ganho numa aposta em que acertou o dia e a hora exactos do ataque cardíaco que matou Lyndon Johnson. Em 1982, John Constantine funda sua própria banda e se torna baterista. É com essa banda que ele procurou o Clube Casanova, onde teve seu fatídico encontro com Nergal.

Newcastle[editar | editar código-fonte]

Na cidade inglesa de Newcastle, aconteceu o evento mais significante do passado de Constantine. Lá ficava o clube Casanova, onde John e sua banda (Mucous Membran) foram procurar por trabalho. Encontraram o clube deserto e restos de corpos no porão. A única pessoa viva no lugar era Astra Logue, a filha do proprietário, que estava em choque. Ela conta a John os abusos que seu pai lhe infligia e como, quando não aguentava mais essa situação, um ser demoníaco pareceu brotar do seu sofrimento.

Constantine, que já conhecia magia na época, decidiu invocar um outro demónio para enfrentar a criatura. Ele e seus amigos tentam conjurar o demónio Sagatana, mas um erro no ritual faz com que o demónio invocado fosse outro. Esse demónio, Nergal, consegue destruir facilmente o outro e aproveita o facto de não estar sendo controlado por John para levá-lo juntamente com Astra para o Inferno (no ocultismo real, é necessário saber o nome do demónio para o controlar). Constantine conseguiu imediatamente escapar do Inferno, ficando Astra para trás. Alguns autores escrevem que vislumbrar o inferno e a culpa por não conseguir salvar Astra, custaram a Constantine a sua sanidade. Outros autores escrevem Constantine como o assassino de Astra, sendo essa razão por se tornar um criminoso demente. Na última década, a segunda opção da versão tem sido a mais promovida pela editora, tornando-se praticamente a versão oficial. Nenhuma das versões altera o facto de que após esses acontecimentos, Constantine passou dois anos internado no hospício de Ravenscar, na ala de criminosos dementes.

Descontente com a fuga de Constantine, Nergal amaldiçoa-o e aos seus amigos, acabando por morrer um a um após o acontecimento de Newcastle. Os fantasmas dos amigos de Constantine ainda o procuram continuamente.

Histórias[editar | editar código-fonte]

As histórias são geralmente constituídas apenas de conversas, mas sempre num contexto sobrenatural. Sempre acompanhado pelos seus amigos, todos eles também envolvidos com o mundo do sobrenatural, Constantine enfrenta demónios, vampiros, fantasmas, entre outros seres do sobrenatural. Na maioria das suas aventuras, conta com a ajuda seu amigo taxista Chas, com quem briga constantemente. Já tendo mesmo enganado o Diabo para poder escapar de um câncer de pulmão, John Constantine é um mago individualista que não hesita em insultar anjos, fazer gestos obscenos aos demónios e arriscar vidas alheias, tendo apenas como objectivo salvar a própria pele.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser pouco conhecida por grande parte dos leitores, por estar espalhada em diversas revistas (inclusive em outros títulos, como Sandman), a genealogia da família Constantine é longa ainda que nebulosa. Muitos de seus parentes estão predestinados, tal como ele, a se envolverem com ocultismo, magia e intrigas.

Entre os seus ascendentes existiram: uma Johanna Constantine que viveu na França e de certa forma se envolveu na Revolução Francesa a serviço do Sonho; um Willian Constantine que participou na 1ª Guerra Mundial, sendo morto pela entidade "rei dos vampiros" apesar de (ao contrário do habitual na sua família) não ter qualquer intimidade com a magia e o ocultismo; um Harry Constantine que participou junto de Oliver Cromwell na invasão da Irlanda, passando cerca de trezentos anos como enterrado vivo devido a uma maldição e sendo desenterrado por Jonh Constantine por duas vezes, onde na primeira foi em busca de conhecimento sendo posteriormente enterrado, onde na segunda terá sido para um desabafo tendo-o posteriormente morto por via da magia.

Terá também existido um Constantine que terá sido contemporâneo do Imperador Justiniano, outro Constantine que terá vivido nos primeiros anos da Rússia aquando da invasão mongol da Rússia e um outro que ainda teria sido o sucessor do místico rei Arthur.

Referências reais[editar | editar código-fonte]

Com seu passado de músico controverso e o seu presente de intervenções em todo tipo de assuntos polémicos, as histórias de John Constantine sempre estiveram ligadas a acontecimentos do mundo real. Já foram abordados na revista assuntos como os massacres nas escolas, a disseminação crescente do HIV, a ascensão dos yuppies e de grupos de skinheads Durante os anos 80.

O ponto alto desse entrelaçamento com a realidade foi provavelmente na revista número 3, descrevendo o funcionamento de uma parte do inferno como uma "Bolsa de Valores de Almas". A história mostra os demónios-corretores desse lugar, otimistas com o aumento do valor das almas britânicas, causado pela expectativa de um terceiro mandato do Partido Conservador e que se terá consumado com a eleição em 1987 de Margaret Thatcher. Constantine manipula a situação como um verdadeiro especulador financeiro: finge estar desesperado para vender sua alma enquanto ainda está "em alta", levando os demónios a acreditarem que a esquerda iria ser eleita, fazendo cair o seu valor da sua alma no mercado.

Há também Histórias especiais, como Atire e Pátria Amada, que tratam de atualidades como a intolerância racial e guerras civis (com referências ao grupo terrorista IRA) ou de simples entretenimento como na derrota da Inglaterra para Portugal na Copa do Mundo de Futebol de 2010, onde a comemoração dos soldados escoceses pela derrota da Inglaterra é que sob certos aspectos "salva o dia", e há ainda referências históricas da antiguidade onde são apresentados os seus ascendentes.

Essa é uma constante do comportamento de John Constantine, ludibriar os inimigos para alcançar seus objectivos tanto ou mais do uso que faz da magia. Por múltiplas vezes, ludibriou também os seus aliados como o Monstro do Pântano e ocasionalmente o seu amigo Chas.

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 2005, a HQ ganhou um filme, intitulado Constantine. No filme, Constantine (interpretado por Keanu Reeves) ajuda uma policial (Rachel Weisz) a investigar o suicídio de sua irmã gémea. O filme é levemente inspirado no arco de histórias Hábitos Perigosos, elaborado por Garth Ennis, em que Constantine descobre que têm câncer de pulmão (por fumar 30 cigarros por dia desde os 15 anos), estando já em estado terminal. O mago então tenta bolar um plano para escapar da morte, levando-o direto para o Inferno, onde o Diabo descarregará toda sua ira sobre Constantine.

No filme, Constantine tem também um câncer de pulmão, sendo esse aspecto mantido em segundo plano até ao momento final do filme, onde o John Constantine demonstra as suas capacidades de persuasão e obriga Lúcifer a aceitar um acordo onde troca a sua alma pela alma da Isabel Dodson, livrando a irmã gêmea do inferno. Sendo essa atitude considerada como sacrifício de boa vontade, John consegue atingir seu objetivo de conseguir à sua própria alma o acesso directo ao Céu, escapando do inferno. Lúcifer é forçado a decidir entre perder a alma de Constantine ou salvá-lo da morte, a fim de ter uma chance de recuperá-la caso John peque novamente em vida pois, nesse momento, Lúcifer diz dar a chance de John provar novamente que seu lugar é no inferno. Dessa forma, Lúcifer remove o câncer dos pulmões de John, que assim ressuscita pela segunda vez.

A adaptação para o cinema agradou ao público leigo, mas foi aceito com reservas pelos fãs de longa data do personagem. Na HQ, Constantine vive em Londres, Inglaterra, e no filme, em Los Angeles, Estados Unidos e Keanu Reeves, moreno e de olhos puxados, em nada se parece com o Constantine loiro e de olhos azuis. Porém, a sua personalidade é semelhante à da banda-desenhada.

Série[editar | editar código-fonte]

Em 2014, Constantine ganhou uma série de TV homónima pelo canal NBC, com roteiro e produção executiva de David S. Goyer e Daniel Cerone. Trazendo Matt Ryan no papel-título, despertou o interesse pela grande fidelidade visual do ator com o personagem, mas frustrou o público por apresentar um Constantine mais afeito a feitiços declamados e poderes emitidos pelas mãos, além de apresentar enredos sobrenaturais genéricos, bem diferente da personalidade contida da personagem na banda-desenhada e histórias adultas, frequentemente polémicas. Outro motivo de crítica por parte dos fãs é o facto de Constantine não fumar explicitamente na série, visto que o programa é exibido na TV aberta dos Estados Unidos da América, onde a lei proíbe a emissão desse tipo de material.

A série de televisão interliga-se com a abordagem dada à personagem a partir de 2013, quando a DC Comics cancelou a revista Hellblazer na edição 300, sendo John Constantine reintegrado no Universo DC, desfalcando o selo adulto Vertigo, algo que não ocorria desde 1988.

Devido aos baixos índices de audiência, o canal NBC decidiu por não renovar a série para uma segunda temporada. Antes da decisão da NBC, existiu uma possibilidade da série migrar para o canal de TV SyFy e recomeçar com uma abordagem mais fiel à banda-desenhada que fez o sucesso de Constantine, sendo rebatizada como Hellblazer. No entanto, logo após o cancelamento da série, o personagem ganhou uma nova chance através da série Arrow do canal CW, sendo mantido o ator Matt Ryan e apareceu no episódio 5 da 4° Temporada. Depois disso Constantine fez aparições na 3° Temporada de Legends of Tomorrow, e então foi confirmado como personagem regular na 4° Temporada[3], além de ganhar uma série animada chamada Constantine: City of Demons pelo serviço de streaming CW Seed, que ganhou elogios por ser mais fiel ao clima sombrio dos quadrinhos.

Conhecimentos místicos[editar | editar código-fonte]

Constantine raramente usa feitiços, a menos que necessário, principalmente em combate. Constantine enfrenta a maioria dos seus desafios principalmente na base da astúcia, vasto conhecimento do oculto, persuasão de adversários e aliados, e uma extensa lista de contatos, além disso ele tem pirocinese (poder de conjurar e controlar o fogo).

Constantine tem o sangue contaminado por demónios, inicialmente por uma transfusão de sangue do demónio Nergal, e posteriormente por relações sexuais com uma succubus. Uma consequência da contaminação do sangue é este apresentar propriedades curativas. Isto também atuou como um mecanismo de defesa quando John teria sido atacado pelo Rei dos Vampiros (Hellblazer #69).

Embora John tem sido geralmente mostrado perdendo mais lutas contra um combatente superior e geralmente evitando batalhas físicas, também ganhou lutas usando armas mágicas (Hellblazer #217) e pela luta sem regras (Hellblazer #42,57 e a graphic novel All His Engines).

Referências

  1. Parker, John R. (21 de fevereiro de 2013). «'Hellblazer' #300 Marks The End Of An Era For Constantine And Vertigo» (em inglês). Comics Alliance. Consultado em 19 de agosto de 2017 
  2. Hessel, Marcelo (8 de novembro de 2012). «DC Comics encerra Hellblazer e John Constantine deixa a Vertigo». Omelete. Consultado em 19 de agosto de 2017 
  3. Eloi, Arthur (19 de março de 2018). «Matt Ryan é confirmado como parte do elenco regular de Legends of Tomorrow». Omelete. Consultado em 28 de julho de 2018