John Totleben

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Totleben
Comic image missing-pt.png

Nascimento 16 de Fevereiro de 1958 (56 anos)
Área(s) de atuação desenhista
Trabalhos de destaque Marvelman
Monstro do Pântano

John Totleben (16 de fevereiro de 1958[1] ) é um ilustrador americano conhecido por seu trabalho em histórias em quadrinhos americanas e britânicas, como as aclamadas Miracleman e Swamp Thing, ambas escritas pelo inglês Alan Moore.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Após concluir o high school numa escola americana em Erie, Pensilvânia, Totleben frequentou a The Kubert School por um ano[2]

Os mais marcantes trabalhos da carreira de Totleben são parceria com o desenhista Stephen R. Bissette na revista Swamp Thing, durante o período em que o escritor Alan Moore a escreveu[3] [4] e, também ao lado de Moore, a série Miracleman, cujo "Livro Três" Totleben desenhou sozinho numa aclamada fase tida como o ponto alto não apenas da série, mas de toda a história dos quadrinhos de super-herói.[5]

Em 1988, Bissette e Totleben criariam a revista Taboo, uma antologia dedicada à histórias de horror que em 1993 ganharia o Eisner Award de "Melhor Antalogia".[6] Entre os artistas que participaram da revista estão Neil Gaiman, Dave Sim, Charles Vess, e Alan Moore - cujas obras From Hell e Lost Girls foram inicialmente publicadas na revista de forma serializada.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • 1985:
    • Vencedor do Kirby Award nas categorias "Melhor Conjunto de Artistas" (compartilhado com Stephen Bissette), "Melhor Edição Individual" (por Swamp Thing Annual #2), "Melhor Capa" (por Swamp Thing #34) e "Melhor Série Continuada" (por Swamp Thing)
  • 1986:
    • Vencedor do Kirby Award na categoria "Melhor Série Continuada" (Swamp Thing);
    • Indicado ao Kirby Award na categoria "Melhor Conjunto de Artistas" (por Swamp Thing, compartilhado com Bissette)
    • Indicado ao Eagle Award na categoria "Melhor Arte-Finalista"
  • 1987:
    • Vencedor do Kirby Award na categoria "Melhor Série Continuada" (Swamp Thing);
    • Indicado ao Kirby Award na categoria "Melhor Conjunto de Artistas" (por Swamp Thing, compartilhado com Bissette)

Referências

  1. John Jackson Miller (10 de junho de 2005). Comics Industry Birthdays (em inglês). Comic Buyer's Guide. Arquivado do original em 29 de outubro de 2010. Página visitada em 11 de junho de 2011.
  2. John Totleben (em inglês). Lambiek.net. Página visitada em 21 de novembro de 2011.
  3. Vaneta Rogers (14 de abril de 2011). Why They Endure: SWAMP THING's Creator Talks His Return (em inglês). Newsarama. Página visitada em 21 de novembro de 2011.
  4. Kel Phegley (27 de abril de 2011). Dan Didio Digs Into "Brightest Day's" Finale (em inglês). Comic Book Resources. Página visitada em 21 de novembro de 2011.
  5. Timothy Callahan (10 de agosto de 2009). MARVELMAN PART TWO: MIRACLEMAN ASCENDANT (em inglês). Comic Book Resources. Página visitada em 21 de novembro de 2011.
  6. 1993 Will Eisner Comic Industry Award Nominees and Winners. Comic Book Awards Almanac. Página visitada em 21 de novembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.