Dextroanfetamina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dextroanfetamina

Substâncias sintéticas são substâncias produzidas artificialmente, criadas pelo ser humano, em laboratório. Diferentemente das substâncias naturais, que são encontradas na natureza, as substâncias sintéticas possuem número atômico maior que as substâncias naturais e são mais instáveis que as substâncias naturais. A Dextroanfetamina é uma substância sintética criada no século XX. Ela é um tipo de Anfetamina (substâncias simpatomiméticas que tem a estrutura química básica da beta-fenetilamina). É um tipo de droga sitética.Quando a Dextroanfetamina é absorvida rapidamente por via oral, esta alcança seu pico plasmático cerca de 1 a 3 horas após sua administração. Possui uma meia-vida de aproximadamente 8 a 12 horas, o que faz com que seja necessária a sua administração em dois a três tomadas por dia. Metade de sua eliminação é feita através de metabolização hepática e metade é eliminada inalterada na urina. A acidificação da urina acelera sua excreção. A dextroanfetamina é o mais potente dos simpaticomiméticos(substâncias que estimulam o sistema nervoso simpático)devido a sua capacidade de atuar tanto no sistema dopaminérgico quanto sistema da norepinefrina.

Algumas características da Dextroanfetamina: Foi também utilizada no tratamento da narcolepsia e nos distúrbios envolvendo déficits de atenção e hiperatividade em crianças.  É usado na forma de sulfato ou de cloridrato como estimulante do sistema nervoso central. Possui múltiplos mecanismos de ação incluindo o bloqueio de adrenérgicos e dopamina, estimulação da liberação de monoaminas e inibição da enzima monoaminoxidase. É também uma droga de abuso e um psicotomimético.  A Dextroanfetamina está incluída em um dos três principais simpaticomiméticos utilizados atualmente na prática clínica (os outros são Metilfenidato e Pemolide) e seus principais efeitos são transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (DDAH) e a Narcolepsia. Sua fórmula química é C9H13N. Seu peso molecular é de 135.206. Seu metabolismo é hepático.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.