Dia do Orgulho Nerd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia do Orgulho Nerd
Outro(s) nome(s) Dia do Orgulho Geek
Tipo Cultural
Data 25 de maio
Significado Comemoração da cultura nerd
Tradições RPG, desfiles, cosplay
Frequência Anual

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorada em 25 de maio.

A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (ver Dia de Star Wars), mas divide o mesmo dia com dois outros "feriados" de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da "trilogia de cinco" O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams,[1] e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o "Dia del Orgullo Friki",[2] e se espalhou pelo mundo através da internet.

Origens[editar | editar código-fonte]

Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York, que às vezes são vistas como um prelúdio para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção de mídia e tendo publicidade dada por alguns meios.[3][4][5] A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 nerds demonstraram seu orgulho com um pacman humano. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks.

Comemorações de 2007[editar | editar código-fonte]

Em 2007 a celebração contou com mais ajuda de instituições oficiais (como o Circo Price, de Madri) e teve comemoração mais ampla por toda a Espanha. Atividades oficiais foram anunciadas no Pilar de la Horadada, Cádiz, Huesca, Calaf, Huelva, e Valência. Houve uma campanha Doação de Sangue Nerd. Entre outros atos, foi exibido o filme Gritos no corredor.

2008: O Dia do Orgulho Nerd chega aos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América, mais especificamente nos Estados Unidos, onde foi divulgado por numerosos bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. O matemático e autor John Derbyshire, vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogueiro geek, anunciou[6] que apareceria na parada da Quinta Avenida em Manhattan, vestido de número 57, na ala dos números primos - o que fez alguns bloggers dizerem que iriam procurá-lo.

Propagação contínua[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de Maio para celebra-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e um centro de pesquisa notável no Canadá. Em 2010 o festival se espalhou ainda mais, sendo levado a cidades tão diversas como Halifax, Nova Scotia; Budapest, Hungria; Tel Aviv, Israel; Timişoara, Roménia e San Diego, Califórnia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Entenda a origem do Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd)». Macacos Espaciais. 25 de maio de 2014. Consultado em 21 de julho de 2014. Arquivado do original em 18 de maio de 2015 
  2. «25 de mayo: Día del Orgullo Friki - 20minutos.es». www.20minutos.es. Consultado em 8 de maio de 2012 
  3. Salas, Javier (26 de maio de 2006). «Comecocos y mangas toman la calle: la revancha de los frikis». Telecinco. Consultado em 26 de maio de 2006 
  4. Perez, Javier (26 de maio de 2006). «Orgullo friki». El Mundo. Consultado em 26 de maio de 2005 
  5. Ramos, David (25 de maio de 2006). «25 de mayo: Día del Orgullo Friki». 20minutos. Consultado em 25 de maio de 2005 
  6. «Hug a Geek - By John Derbyshire - The Corner - National Review Online». www.nationalreview.com. Consultado em 8 de maio de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]