Diocese de Montego Bay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diocese de Montego Bay
Diœcesis Sinus Sereni
Localização
País  Jamaica
Arquidiocese Metropolitana Arquidiocese de Kingston
Estatísticas
População 14 926
Área 3 878 km²
Informação
Rito Romano
Criação da Diocese 14 de setembro de 1967
Padroeiro Santíssimo Sacramento
Governo da Diocese
Bispo Burchell Alexander McPherson
Jurisdição Diocese
Contactos
Página Oficial mobaydiocese.tripod.com

A Diocese de Montego Bay é uma diocese da Igreja Católica, sendo sufragânea da Arquidiocese de Kingston. Foi erguida em 14 de setembro de 1967 pelo Papa Paulo VI[1] .

A diocese de Montego Bay é composta por cinco foranias: São Tiago, em Montego Bay, Trewlany em Falmouth, Santa Ana, em St. Ann, Westmoreland em Savannah-la-Mar, e Hanover, em Lucea.

Das duas dioceses católicas da Jamaica, Montego Bay é a maior em área territorial que abrange 1.500 km². A população de não-católicos e católicos totaliza 723.200. O número de católicos é 13.200, cerca de 2% da população[2] .

Líderes[editar | editar código-fonte]

O Papa Paulo VI selecionou Edgerton Roland Clarke como o primeiro bispo de Montego Bay. Clarke nasceu em 1929 e foi ordenado bispo sobre a inauguração da diocese de Montego Bay. Ele serviu em Montego Bay de 1967 até sua eleição como arcebispo da Arquidiocese de Kingston, em 1994[3] [4] .

Já o Papa João Paulo II elegeu Charles H. Dufour como o bispo seguinte da diocese, onde vem a servir desde 1996. Dufour nasceu em Kingston em 15 de abril de 1940. Ele foi ordenado padre em agosto de 1970, e depois passou a ser nomeado bispo e ordenado bispo em 10 de fevereiro de 1996 na Catedral Santíssimo Sacramento em Montego Bay[5] . Ele foi nomeado arcebispo de Kingston em 15 de abril de 2011.

Paróquias[editar | editar código-fonte]

Nem todas as paróquias de Montego Bay têm um padre em tempo integral disponível. Muitas paróquias contam com sacerdotes missionários para ajudar na celebração da Missa e dos sacramentos. A lista de paróquias inclui o nome da cidade.[6]

Referências