Discussão:Anésia Pinheiro Machado

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Untitled[editar código-fonte]

Ela nasceu em Itaí, veja:

--Reynaldo Avaré Msg 03h29min de 9 de junho de 2009 (UTC)Responder

Incorreto ela nasceu em Itapetininga veja:

http://www.snookerclube.com.br/santosdumont/anesia.htm http://www.bsbnet.com/anesia/apmvitae.htm


Ah que grande coisa, vale muito mais uma placa dedicada a ela em Itaí do que esse monte de sites que só trazem babozeiras.


Anésia nasceu em Itapetininga, em 1902 Itaí era apenas uma Vila do Município de Itapetininga, seu registro é de Itapetininga, seu brevê é de Itapetininga, ela morou no centro de Itapetininga, ela estudou nas escolas de Itapetininga. Assista o filme documentário dela, veja quantas vezes ela fala Itapetininga e quantas vezes ela menciona Itaí...


Meu caro, você está errado. Itaí era uma vila do município de Itapeva

E ela realmente nasceu em Itaí, prova: http://books.google.com.br/books?id=H73NDtxiy_oC&pg=PT179&lpg=PT179&dq=Santo+Ant%C3%B4nio+dos+Carrapatos&source=bl&ots=iPXUQL2Nm-&sig=qGBwYrtdJjHX6rryIbm3Q-gBY-w&hl=pt-BR&sa=X&ei=9ewIUKbzB4SY8gT-ueHQCg&ved=0CE0Q6AEwAA#v=onepage&q=Santo%20Ant%C3%B4nio%20dos%20Carrapatos&f=false

Tuga1143 Fui verificar as interseções entre os vários projetos ativos na Wikipédia e descobri este, marcado por você como de importância 1 [1]. Pelos critérios do projeto, parece-me pouco... e espero que um dia possa até ser transformado em AB ou AD. --12h53min de 3 de fevereiro de 2019 (UTC)

Mensagem sem título[editar código-fonte]

Estou tentando contribuir com a Biografia de Anésia Pinheiro Machado e estou evidenciando as informações com o Jornal do Brasil (RJ) de 24/10/1959 edição 00249. Contudo, um senhor PauloMSimoes de maneira aleatória está desconsiderando as evidências. Tal atitude compromete a história e a instituição que a mesma representou com tanto carinho. Pois, conforme vários documentos, publicações em Jornais e fotos comprovam que em 1959 a Aviadora foi nomeada como Comandante do Corpo Feminino da Patrulha Aérea Civil. Gentileza verificar no Busca GOOGLE: jornal do brasil 1959, depois digitar Patrulha Aérea Civil e ir até o resultado 16 (24/10/1959 edição 00249). Caso queiram poderei encaminhar os documentos que comprovam o fato.
comentário não assinado de Cel Pac Oliveira (discussão • contrib) 05h58min de 21 de abril de 2019‎ (UTC)Responder

Prezado Cel Pac Oliveira, eu havia feito exatamente essa pesquisa e não encontrei nada, por isso desfiz sua edição. Pode colocar aqui o link da matéria que comprove a informação? Se fizer isso, posso inserir no texto, no formato adequado segundo o LDE.--PauloMSimoes (discussão) 12h07min de 21 de abril de 2019 (UTC)Responder
Caro Paulo M Simoes, desculpe. mas, o link estava muito difícil de conseguir. contudo, agora segue o link correto. Agradeço a habitual e cordial atenção. Concomitantemente, parabenizo o zelo pelas tão importantes informações. Pois, os critérios adotados somente aumentaram a credibilidade que sempre tive com o Wikipedia. http://memoria.bn.br/DocReader/030015_07/107778
comentário não assinado de 2804:388:a011:1bfc:39f4:d1d0:cd5b:3292 (discussão • contrib) 15h16min de 21 de abril de 2019‎ (UTC)

O texto seguinte foi movido de: Usuário Discussão:PauloMSimoes

Edições na página sobre Anésia Pinheiro Machado[editar código-fonte]

Boa tarde, Paulo!

Venho humildemente solicitar que me ajude a entender como posso fazer edições no artigo sem que elas sejam revertidas. Algumas informações a exemplo de seus locais de nascimento/falecimento e a data de falecimento estão imprecisas (para não dizer equivocadas) e eu gostaria de fazer a correção de forma que elas agreguem ao artigo.

Bem, eu sei que preciso referenciar as fontes confiáveis de onde retirei as informações, certo? Então vamos lá...

Com relação ao local de nascimento, embora a própria Anésia mencione que nasceu em Itaí em seu documentário, eu não sei como referenciar o documentário em si por não se tratar de uma página que os usuários possam acessar e verificar essa informação na fonte. Como proceder nesse caso?

Em relação ao local e data de falecimento, eu encontrei o registro de óbito de Anésia através do site Family Search (que disponibiliza documentos do registro civil de diversos locais do mundo) e o documento diz claramente que ela faleceu em data e local diferentes dos apresentados no artigo. Qual foi meu erro neste caso? Eu referenciei a página em que qualquer usuário pode ter acesso ao documento, entretanto a edição foi revertida do mesmo jeito.

Acredito que consegui trazer as minhas dúvidas da melhor maneira, se não fui claro em algum ponto peço perdão e fico a disposição para explicar melhor. Gostaria muito que me ajudasse, Paulo! Agradeço imensamente desde já! Matheusff26 (discussão) 21h10min de 28 de fevereiro de 2020 (UTC)Responder

Prezado @Matheusff26:. Primeiramente quero enfatizar que os textos na Wikipédia devem ser referenciados por fontes verificáveis. Sua última modificação no texto não adicionou fontes verificáveis. Creio que a dúvida principal (Itapetininga ou Itaí?) possa ser esclarecida fazendo uma pesquisa histórica da emancipação de Itaí. O IBGE menciona que Santo Antônio da Boa Vista foi elevada à categoria de vila por decreto-­lei estadual no 163, de 01-05-1891, desmembrado de Faxina. Sede na vila Santo Antônio da Boa Vista. Constituído do distrito sede" e depois "elevada à categoria de cidade, pela lei estadual no 1038, de 19-12-1906" e depois "Pela lei estadual n.º 1748, de 25-11-1920, o município de Santo Antonio da Boa Vista passou a denominar-se Itaí".. Outras fontes, como a Caixa de Previdência Social Municipal de Itaí afirmam que a freguesia de "Santo Antônio da Boa Vista" pertencia ao município de Itapetininga e, em 1 de maio de 1891, foi elevada à categoria de cidade e aos 25 de novembro de 1920, por lei estadual nº 1748, recebeu o nome de Itaí.
As biografias na Wikipédia mencionam a cidade de nascimento, não a vila, freguesia, distrito, etc. Anésia nasceu em Itapetininga (segundo fonte 1 e fonte 2). Quanto ao ano de nascimento há controvérsias: teria sido 1902, (segundo fonte 1) ou 1904 (segundo fonte 2, onde há uma imagem da licença de piloto concedida a Anésia, em que se vê claramente escrito "nascido em Itapetininga (São Paulo) no dia 5 de junho de 904"). Seja 1902 ou 1904, Itaí ainda não existia como município com esse nome, portanto é errado mencionar Itaí como localidade de nascimento. Quanto ao local de morte, pode de fato estar errado no artigo. Fontes como "Elas, As Pioneiras do Brasil" e Aero Magazine mencionam que Anésia morreu no Rio de Janeiro e que seu corpo foi cremado, tendo as cinzas sido depositadas em uma urna, exposta no acervo do Museu do Cabangu, na cidade mineira de Santos Dumont.--PauloMSimoes (discussão) 22h42min de 28 de fevereiro de 2020 (UTC)Responder

Boa noite, Paulo!

Compreendo, entretanto gostaria de levantar alguns pontos em relação ao que foi exposto. Muito provavelmente a página da Caixa de Previdência de Itaí (que você apresentou) retirou esse texto do artigo sobre Itaí na própria Wikipédia. Vi agora que o artigo sobre Itaí menciona Itapetininga (sem citar fontes), entretanto essa menção é equivocada uma vez que, desde sua criação até sua emancipação, Itaí fez parte do município da Faxina (atual Itapeva). Essa fonte nos mostra a elevação de Itaí à categoria de vila e menciona o município da Faxina. Dessa forma, seguindo o seu raciocínio, Anésia teria nascido então na Faxina ou Itapeva. Agora vamos às fontes que você usou para afirmar que ela nasceu em Itapetininga. A fonte 1 é uma reportagem do site TemMais datada de 2011 noticiando a inauguração de uma estátua homenageando Anésia em Itapetininga. Em Itaí também há um obelisco que homenageia Anésia, este foi erguido em 1993 e adivinhe quem esteve presente na inauguração! Sim! A própria Anésia. Na internet não encontrei essa informação para verificação, mas tenho um jornal da época que traz essa notícia e tem fotos de Anésia participando da solenidade da inauguração do obelisco, ocasião em que ela também recebeu o título de cidadã benemérita de Itaí. Com relação a essa reportagem, você saberia me dizer como posso pública-la para se tornar uma fonte verificável? O próprio Museu da Memória Histórica de Itaí tem uma seção sobre Anésia. Esses pontos não diminuem a importância da estátua em homenagem a Anésia em Itapetininga, uma vez que se trata de uma personagem ilustre que viveu naquela cidade. A fonte 2 apresenta alguns documentos de aviação, o que confere maior credibilidade, mas são documentos emitidos quando Anésia já era adulta. Nesse caso, eu acredito que o depoimento pessoal de Anésia em seu documentário falando sobre seu nascimento em Itaí tenha igual valor. A questão que levanto mais uma vez é: como utilizar o documentário como fonte no artigo? A meu ver fica claro que Anésia tenha nascido em Itaí e em algum momento da infância se mudou com a família para Itapetininga, que provavelmente exerceu um papel muito maior na vida de Anésia. Entretanto isso não exclui o fato de Itaí ser o seu local de nascimento. Mais uma vez o que te peço é que me auxilie a trazer esses pontos como fontes verificáveis para o artigo, até mesmo para colocar Itaí como o local correto. Acredito que aqui caberia verificar o exemplo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu em Caetés em 1945, quando Caetés integrava o município de Garanhuns. Caetés foi elevada à categoria de município apenas em 1963, mesmo assim é creditada no artigo do ex-presidente como sendo seu local de nascimento.

Para as informações sobre o falecimento de Anésia eu acredito que não caiba nem discussão. Nada pode ter valor maior que a certidão de óbito da mesma. Apenas gostaria de saber como acrescentá-la como fonte de maneira correta já que é uma página de livre acesso par qualquer usuário.

Enfim, sei que apresentei alguns pontos que, por hora não são verificáveis, mas gostaria de torná-los e espero que possa me ajudar, agradeço desde já! Abraço! Matheusff26 (discussão) 04h19min de 29 de fevereiro de 2020 (UTC)Responder

@Matheusff26: você citou falaciosamente uma fonte, afirmando "nos mostra a elevação de Itaí à categoria de vila". No entanto, Itaí sequer é citada na fonte. A freguesia emancipada à categoria de vila foi "Santo Antonio da Boa Vista" que, segundo o IBGE, seria elevada à categoria de cidade em 1906, mas apenas em 1920 receberia o nome de Itaí. Santo Antônio da Boa Vista foi elevada à categoria de vila por decreto-­lei estadual no 163, de 01-05-1891, desmembrado de Faxina. Sede na vila Santo Antônio da Boa Vista. Constituído do distrito sede" e depois "elevada à categoria de cidade, pela lei estadual no 1038, de 19-12-1906" e depois "Pela lei estadual n.º 1748, de 25-11-1920, o município de Santo Antonio da Boa Vista passou a denominar-se Itaí". Em resumo, em 1904, quando Anésia nasceu, Santo Antônio da Boa Vista (futura Itaí) era ainda uma vila, não era sequer cidade. A cidade na época era Itapetininga. Entrevistas à mídia nem sempre são confiáveis e servem como fonte. O próprio biografado pode citar o que lhe convier, pois atualmente é sim "Itaí", e o próprio biografado pode declarar o nome atual, sem se importar com o contexto histórico na época. Situação semelhante ocorreu no verbete de Ana Maria Braga. O fato é que historicamente, Itaí não existia em 1904. A fonte family search não é autoridade no assunto, para que se possa confiar. Há algo ainda que não lhe tenha ficado claro? --PauloMSimoes (discussão) 16h39min de 29 de fevereiro de 2020 (UTC)Responder