Discussão:História do São Paulo Futebol Clube/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marquei o artigo como parcial. Isto é uma enciclopédia, não um almanaque apaixonado do clube!--g a f msg 15:19, 5 Janeiro 2006 (UTC)

Marquei o artigo como parcial. Isto é uma enciclopédia, não um almanaque apaixonado do clube!--g a f msg 15:19, 5 Janeiro 2006 (UTC)

--Tiago Luis 20:02, 22 Abril 2007 (UTC) Removi as parcialidades ao máximo nos trechos de 2005 e 2006.

--Tiago Luis 20:09, 22 Abril 2007 (UTC) Trecho de 1900 em diante também atualizado conforme.


Destaque[editar código-fonte]

Se esse artigo tivesse mais fontes e fotos, provavelmente não ficaria muito longe de um destaque...  Ð. Indech  図   19h13min de 23 de fevereiro de 2009 (UTC)

Novo artigo da história do clube[editar código-fonte]

O artigo da história do clube estava incompleto e praticamente sem fontes, além de não possuir uma imagem sequer. partindo desse princípio, resolvi remodelar todo o conteúdo, desde o início até os acontecimentos atuais. Fiz o novo artigo, que por enquanto pode ser conferido aqui, sozinho e por conta disso gostaria que vcs opinassem, vissem o que falta ou o que está a mais, corrigissem eventuais erros de digitação, gramáticos ou semânticos para que ele possa se tornar um artigo digno da wikipédia e aí, quem sabe, ele possa ser alçado a destaque como fala o indech logo ai em cima.

todos estão convidados a editar esse novo artigo para que, assim que receber apoio, possa colocá-lo no lugar do atual.

ao meu ver ainda falta falar das conquistas do atletismo nos anos 50 (salto triplo) e 80 (são silvestre), do boxe nos anos 60 e 70. tb falta Feito falar sobre a inserção do marketing no clube (vendas de produtos oficiais, parcerias, morumbi concept hall), criação dos nomes dos clássicos paulistas, formação do trio de ferro, sócio-torcedor, construção do memorial, morumbi concept hall e ct's.

ainda vou adicionar mais fotos, já inseri fotos do Telê, Raí e Palhinha de 1993 e do zetti atual mas ainda falta uma ou outra foto histórica que já esteja em domínio público. aproveito e peço para quem possuir fotos da década de 1940 até 1980 (sei que é quase impossível), que me avise para que possamos colocá-las aqui pois é o período que mais carece de imagens.

abraços, tales.ebner 15h23min de 24 de junho de 2009 (UTC)

modifiquei o texto sobre a história do SPFC, correções ainda são necessárias, mas de um modo geral já evoluiu bastante (ao meu ver, claro).
recebi alguns comentários positivos, por isso resolvi postar já.
qualquer dúvida é só falar.
abraços, tales.ebner 23h33min de 1 de julho de 2009 (UTC)

Constituição e decretos[editar código-fonte]

Tales, eu não me lembro onde estava, mas acho que constituição e decretos não são aceitos como fontes na Wikipédia, por serem fontes primárias. É algo a se conferir. Abraço, Alexandre Giesbrecht (discussão) 10h39min de 5 de setembro de 2009 (UTC)

alexandre, partindo desse pressuposto, vc está correto. vc acha melhor só citarmos a constitução e o decreto (só para enfatizar a passagem)?
coloquei ambos somente para reforçar o que estava escrito, pois fontes terciárias existem aos montes (inclusive estavam lá).
abraços, tales.ebner 16h50min de 5 de setembro de 2009 (UTC)
Não sei como se faz nesse caso. Com as outras fontes, talvez não haja problema. Abraço, Alexandre Giesbrecht (discussão) 21h35min de 5 de setembro de 2009 (UTC)
pelo que vi aqui, fontes primárias podem ser utilizadas desde que o artigo não dependa exclusivamente delas, como é o caso no artigo.
abraços, tales.ebner 16h31min de 14 de setembro de 2009 (UTC)


"19.º"[editar código-fonte]

Não achei no livro de estilo referências a ordinais (por extenso ou não), mas o correto é colocar um ponto antes, a não ser que o o esteja sublinhado, o que não é o caso — o o sublinhado já é um erro, mas daqueles que já foram absorvidos pela língua. Abraço, Alexandre Giesbrecht (discussão) 19h06min de 15 de setembro de 2009 (UTC)

Alexandre, na verdade o que escrevi é que os ordinais eram escritos aqui na wikipédia sem o ponto como pode ser visto aqui e aqui e em vários artigos daqui incluindo os de matemática (que julgo serem os mais adequados)...como não achei nada a esse respeito em discussões, potei por seguir os artigos de matemática.
se vamos trocar esse, deveríamos trocar todos por ser, como vc diz, a forma correta (eu sinceramente não sabia disso). Se for para fazer isso é só colocar em algum bot.
ah...e muito obrigado por corrigir meus erros de português no artigo...rs
abraços, tales.ebner 19h34min de 15 de setembro de 2009 (UTC)

Hoje em dia meio que se escreve de qualquer jeito, por isso não me espanta que muitos artigos estejam com a formatação errada. Afinal, como dizia meu professor de Português no Colegial, " é nove graus, não nono". hehehehe Já colocar em bot não faço a menor ideia de como fazer. Sobre eventuais erros de português, acontece, e, pô, você não escreve mal, não. Muita coisa que eu corrigi não era erro de português, mas erro de digitação (coisa que eu, aliás, sou mestre em cometer). É que eu sou chato, mesmo, e fico corrigindo tudo o que acho pela frente. :) Abraço, Alexandre Giesbrecht (discussão) 19h56min de 15 de setembro de 2009 (UTC)

vi agora que no Sistema Internacional de Unidades[1] eles utilizam o 1º com o traço em baixo...mas isso tb é devido à fonte utilizada uma vez que na fonte Arial ele não possui o traço embaixo em nenhum de seus caracteres, nem nos especiais e é descrito como "ordinal masculino".
portanto, não sei como proceder, pois na verdade isso seria uma limitação da família tipográfica utilizada como pode ser visto ª/ª e º/º que são o mesmo caracter, mas um está com a fonte Courier e outro com a Arial. O que vc aha, mudamos os ordinais ou não?
abraços, tales.ebner 20h03min de 15 de setembro de 2009 (UTC)
troquei tudo e inseri o ponto depois de todos os números ordinais.
abraços, tales.ebner 20h11min de 15 de setembro de 2009 (UTC)