Discussão:Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Artigo bom Manaus foi eleito um artigo bom, o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi avaliado e identificado como um artigo de boa qualidade produzido pela comunidade da Wikipédia lusófona, seguindo os critérios estipulados. Se acha que consegue elevar o estatuto, faça-o por favor.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
8 de maio de 2010 Candidato a artigo destacado Não promovido
14 de outubro de 2010 Candidato a artigo destacado Promovido
11 de julho de 2012 Candidato a artigo destacado Não promovido
Estatuto actual: Artigo bom
Stop hand nuvola.svg A Wikipédia não é um fórum para expor ideias, conceitos, crenças ou críticas variadas.
A página de discussão serve apenas para discussões sobre o conteúdo da página em questão. Mensagens fora desse propósito poderão ser removidas da página.

VDA[editar | editar código-fonte]

Alguns dos sites copiados:

Leslie Msg 06:01, 13 Julho 2005 (UTC)

É muito importante citar, que Manaus é a maior cidade da Amazônia, além de possuir o melhor desempenho econômico da régiao Norte do Brasil.

Isso não é verdade. Belém é uma cidade maior que Manaus, tem uns cinco milhões de habitantes, apesar de que Manaus é a mais rica.
Belém não é mais populosa que Manaus,a população de Manaus é de 1 802 525 habitantes (2010) e a população de Belém é de 1.437.600 habitantes (2010

Img[editar | editar código-fonte]

Quem está a retirar a img de Manaus por satélite que já pus e repus por é2 vezes =\ ? Salles Neto Roraima WPWB 01:05, 29 Junho 2006 (UTC)

Manaus: Capital Mundial do Mundo!!![editar | editar código-fonte]

Os parágrafos introdutórios possuem alguns problemas em relação a dados estranhos e aparentemente exagerados. Do jeito que se encontra, parece bastante provinciano, ainda que o efeito almejado fosse justamente o oposto. Recomendo uma revisão. Dornicke 23h50min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Voltei a colocar a predefinição [carece de fontes?] em partes exageradas do texto que algum usuário havia apagado. Agradeceria se ao invés de simplesmente fingirem que não há problemas, buscassem fontes para comprovar o que está escrito ou modificassem o parágrafo para dar a ele um aspecto mais sério e respeitável...
Segundo o texto, o Amazonas era o "estado mais conhecido do mundo"? Daonde saiu isso?
Segundo o texto, Manaus detém o título definitivo de "Paris dos Trópicos". Muitas cidades receberam o título de "Paris dos Trópicos" ao longo do século XX. Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo foram três delas. Manaus é mais uma, mas ninguém jamais outorgou o título definitivo a Manaus. Até porque acho que não existe uma equipe técnica pra decidir sobre isso. É lógico que válido citar no texto, mas a construção "recebeu o título definitivo" não corresponde a realidade.
"transforma-se na maior cidade flutuante do mundo e única na América do Sul". Cidade flutuante? Não estou certo de que tal coisa exista. Se a expressão se referir às habitações com palafitas, é mais do que evidente de que ela não é a única da América do Sul. Mesmo no Amazonas há outras nas mesmas condições.
"sendo eleita também a cidade mais proveitosa do Brasil". Proveitosa em que aspecto? E quem a elegeu? Quando?
Esse parágrafo está seriamente carente de legitimidade... já havia dito antes, mas a questão permanece... na ânsia de fazer a cidade parecer cosmopolita, o resultado acabou sendo inverso: do jeito que estão colocadas as informações, ela parece provinciana... aliás, é bem comum encontrar formulações deste tipo nos artigos sobre pequenos municípios do interior do Brasil. Nada mais provinciano do que querer angariar títulos no tapetão. A cidade tem inúmeras qualidades. Lógico que o texto pode focar sobre elas, mas não há necessidade (especialmente em se tratando de uma enciclopédia) de inventar fatos.
Dornicke 18h58min de 29 de Junho de 2007 (UTC)


População[editar | editar código-fonte]

De onde este pessoal tirou a informação de que Manaus possui mais de 2 milhões de habitantes? Que coisa. Manaus não merece ser tratada desta maneira, o que Manaus ganha com isso? De acordo com o IBGE a estimativa é de que Manaus possuia em 2007 1.731.993 hab. se duvidarem visite o sitio abaixo http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?ibge/cnv/popam.def Agora de acordo com os resultados preliminares da contagem populacional de 2007 Manaus possui 1.541.044 habitantes. Duvidas? consulte o site: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/default_coment.shtm João Gilberto

  • Relaxa, são vândalos, é normal. Revertemos e vamos para outra ;). RR-IMPERADOR 21h44min de 7 de Setembro de 2007 (UTC)

PIB[editar | editar código-fonte]

Amigos do peito eu modifiquei o PIB de Manaus conforme eu vi no IBGE, se por acaso isso que eu fiz for errado por favor me comuniquem. ABRAÇO. ABRAÇO

População de Manaus[editar | editar código-fonte]

Pessoal, a população de Manaus está errada..

Manaus possui 1,731 milhão de habitantes, porém consta no artigo que a cidade possui 1,646.. Modifiquei de acordo com o IBGE (dados de 2007).. se alguem tem outro artigo comunique-me por gentileza..

Manaus e Belém[editar | editar código-fonte]

Manaus é maior do que Belém de acordo com o IBGE.. A capital paraense possui 1,405 milhão de habitantes, sendo superada por Manaus que possui 1,731.. Também corrigi essa falha..

Manaus possui 1.646.602 habitantes, segundo a contagem populacional realizada pelo IBGE em 2007. Com relação às regiões metropolitanas, a de Belém é ligeiramente mais populosa. Ruy Pugliesi discussão 16h44min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

A população de Manaus é de 1 802 525 habitantes (conforme o censo realizado pelo IBGE em 2010 é mais recente vc está falando da contagem do IBGE em 2007 e eu em 2010. Mais em fim obrigados bjs.

Teatro Amazonas[editar | editar código-fonte]

Dear colleagues, sorry for my English (unfortunately I don't understand Portuguese). Please pay attention that the same image of Teatro Amazonas is appearing three times on the Manaus page. Can you delete two of them? --Ds02006 (discussão) 04h22min de 28 de janeiro de 2009 (UTC)

Deletei Alguns dados ineconcistentes[editar | editar código-fonte]

Alguns dados como: "Manaus é uma das cidades mais cotadas da região norte (COPA 2014)" foram deletados, pois as referencias não falava com concistencia sobre isso*(Na verdade nem citava isso em TODAS as referencias dadas no artigo. Deletei também o que falava : "Capital do Norte", venhamos e convenhamos, todos nós sabemos, manaus é uma cidade importante, mais não é a Capital do Norte (...). --JRL (discussão) 13h18min de 09 de Março de 2009 (UTC)

  • eu excluí do guia - Educação - no que se referia à universidades e instituições de ensino superior o nome Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas(CEFET-AM) já que segundo o próprio site este se transformou em Instituto Federal (que já consta na lista), mais informações podem conferir no site [1] o comentário precedente não foi assinado por 200.222.203.162 (discussão • contrib.) Heitor discussão 05h13min de 15 de agosto de 2009 (UTC)

Transportes[editar | editar código-fonte]

Eu utilizei o estudo mais recente da prefeitura através do IMTRANS(Instituto Municipal de Trânsito)[2] para algumas atualizações no que se refere a transporte rodoviário atualizei a frota (de 200 para 400 mil veículos) e o número de carros, motos, caminhonetes, caminhões e etc. além de corrigir alguns erros de português da página --200.222.203.162 (discussão) 03h22min de 15 de agosto de 2009 (UTC)

Imagem[editar | editar código-fonte]

A mesma imagem que aparece no cabeçalho do artigo, aparece logo embaixo, no tópico "Visão geral". Seria melhor deletar a segunda e substituir a mesma por outra foto. Obrigado.o comentário precedente não foi assinado por Belezas de Manaus (discussão • contrib.) Heitor discussão 01h23min de 13 de novembro de 2009 (UTC)

Imagem principal[editar | editar código-fonte]

Bote uma montagem como imagem principal (File:Manaus AM.jpg). Caso não tenha ficado legal, é so reverter minha edição. Boas contribuições a todos, HélioVLFala 13h07min de 14 de janeiro de 2010 (UTC)

Clima[editar | editar código-fonte]

No amazonas e principalmente em Manaus : o verao é seco e o inverno é chuvoso, certo ?

Errado, de acordo com a própria imagem que ilustra a seção no artigo [3] e também de acordo com o site da prefeitura. Eamaral (discussão) 03h09min de 25 de janeiro de 2010 (UTC)

Na tabela de temperatura, essa temperatura média está muito estranha, provavelmente errada todos os meses, mas certamente errada em Setembro , quando a temperatura média é maior que a temperatura máxima média, o que é uma impossibilidade estatística.

A tabela será analisada. Fritz (discussão) 23h06min de 31 de julho de 2013 (UTC)

Imagem principal[editar | editar código-fonte]

Troquei a imagem principal pois acredito que no artigo de Manaus seria bom darmos uma impressão geral, abrangente e, talvez, panorâmica da cidade, como sugere a nova foto, que mostra boa parte do meio urbano de Manaus. Vale ressaltar que se vermos os artigos das outras cidades/capitais brasileiras o mesmo acontece, temos uma visão ampla da urbanização da cidade, para depois, no decorrer da leitura, entrarmos em detalhes de arquitetura, monumentos históricos, pontos turísticos, etc. Penso que a antiga imagem, que era uma montagem, estava mais para detalhar a cidade. As imagens que compunham a montagem ficariam melhor se distribuidas no decorrer do artigo. Desde já grato pela atenção, abraços! o comentário precedente não foi assinado por Belezas de Manaus (discussão • contrib.) HélioVLFala 19h03min de 4 de março de 2010 (UTC)

  • Meu caro: A imagem principal serve justamente para resumir a cidade. Os monumentos da montagem já possuem outros ficheiros mostrados no artigo (como o Teatro). Outra coisa: Manaus não é só uma cidade grande. Como o próprio apelido diz, é a "Capital Ambiental do Brasil" e mesmo assim, na composição também já está uma foto do Centro de Manaus.
  • Montagens estão cada vez mais comuns em artigos destacados da Wikipédia. Veja como exemplos São Paulo e Rio de Janeiro. Boas edições, HélioVLFala 19h03min de 4 de março de 2010 (UTC)

10-skylt, Swedish roadsign.svg Perfeito - A montagem deve permanecer, pois resume muito Manaus. Pode-se notar que as grandes cidades mundiais possuem montagens específicas como essa. União da Juventude Mestiça (discussão) 22h48min de 4 de março de 2010 (UTC)

A imagem principal serve como introdução. Detalhes e peculiaridades, como monumentos, belezas naturais específicas, devem vir no desenvolvimento do artigo. Aliás isso serve para artigos, trabalhos científicos, etc. Na introdução você não pode colocar informações demais, apenas a base do que se constitui basicamente o que você irá mostrar. Não sou a favor de montagens, mesmo a do Rio de Janeiro ou São Paulo, acho que seria bom propor uma imagem que refletisse a cidade e logo depois mostrar suas peculiaridades e seus atrativos singulares. A foto que adicionei mostra claramente o conjunto da cidade, Manaus, sem fazer com que a introdução transmita informações as quais deveriam estar no aprofundamento, no desenvolvimento. No decorrer do artigo existem os detalhes, monumentos, etc. Além de que, para quem não conhece Manaus, a montagem, que mostrava 6 imagens, talvez não quisesse dizer muita coisa. O que eu claramente percebo na montagem é o rio, dois monumentos e duas fotos que não mostram a grande cidade que Manaus representa e é. Essas imagens exploram muito pouco da grandeza do Município. Em relação à foto do Teatro, presente na montagem, creio que já existam fotos demais do mesmo espalhados por todo o artigo. Precisamos abordar outros tópicos, mostrar só o teatro, rio ou floresta é quase que esconder as outras preciosidades da cidade. Belezas de Manaus (discussão) 00h30min de 5 de março de 2010 (UTC)

Votação

Symbol support vote.svg Concordo União da Juventude Mestiça (discussão) 01h26min de 5 de março de 2010 (UTC);

Symbol support vote.svg Concordo --Santista1982 02h24min de 5 de março de 2010 (UTC);

Symbol support vote.svg Concordo já expliquei acima e ao usuário que é contra. Podiam dar um prazo de uma semana para essa votação. Até 00h30min de 12 de março de 2010. HélioVLFala 15h58min de 5 de março de 2010 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Belezas de Manaus (discussão) 14h16min de 5 de março de 2010 (UTC)


Vejam o que acham da montagem que fiz para ser a imagem principal! Grato. Belezas de Manaus (discussão) 00h49min de 7 de março de 2010 (UTC)

Economia[editar | editar código-fonte]

O estado do Amazonas não é responsável por 55% da economia do Norte. Este dado está errado pois o PIB do Pará é Maior. Por favor corrijam.

Se vc ler direito, vai ver que diz que MANAUS é responsável por 55% do PIB do AMAZONAS. Fernando Fritz (discussão) 16h19min de 21 de julho de 2010 (UTC)

Fauna e Flora[editar | editar código-fonte]

A Vitória-régia não é a maior flor do mundo (e nem chega perto da maior). Temos possivelmente na nossa flora a maior FOLHA do mundo (ou uma das maiores). Cocoloba (exemplar no herbário do INPA).

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Removi toda a seção por não encontrar nenhuma referência que confirmasse as informações. No entanto esclareço:

  • acordos comerciais, industriais, entre universidades não caracterizam geminiação de cidades. Esse processo geralmente decorre de alguma lei, que visa justamente aumentar o laços comerciais, culturais, etc. A maior parte das cidades-irmãs citadas cai nesse problema.
  • Projetos de leis não são leis, precisam ser aprovadas para isso (mas muitas vezes acabam simplesmente arquivadas). É o caso do Rio de Janeiro e Israel.
  • Igualmente, leis e decretos que autorizam uma pessoa do governo a afirmar acordos em outros países/regiões/municípios não cria automaticamente esse tipo de relacionamento. (como no caso de Mesa-EUA).Giro720msg 02h26min de 15 de setembro de 2010 (UTC)
  • Falta botar que Jerusalém é cidade irmã de Manaus.

População da Região Metropolitana[editar | editar código-fonte]

A população da Região Metropolitana de Manaus, estava incorreta,com dados de 2008 então eu ajeitei para a de 2009. Ademario neto (discussão) 12h00min de 15 de outubro de 2010 (UTC)

Vista panorâmica da Zona Franca de Manaus (ZFM).[editar | editar código-fonte]

Essa imagem não está nem um pouco boa para repassar para o Brasil e para o Mundo a Imagem da Zona Franca de Manaus. Existem áreas muito melhores para serem fotografadas e que podem substituir essa imagem. Em artigos de outras cidade grandes, a vista panorâmica é de uma área muito mais bonita da cidade, diferente dessa, que não mostra uma área muito boa, ficaria melhor se tivesse sido tirada pouco mais a direita. Se eu fotografar uma área melhor da cidade, que represente melhor a Zona Franca, poderem substituir a imagem atual? Aguardo Respostas.

Claro, fique a vontade, as fotos de Manaus só apresentam áreas pobres e mata, tem que ter fotos bonitas mostrando as áreas urbanizadas com seus inúmeros edíficios entre outros, quando fazer o upload adicione as imagens nos commons, até lá estaremos esperando. Ademário Neto pois não?! 03h11min de 5 de junho de 2011 (UTC)

Igarapé de Educandos[editar | editar código-fonte]

Pardon the English comment. I got a lucky aerial photograph of this, and just added it to the English entry. Maybe it would be helpful here. TimBray (discussão) 03h17min de 3 de julho de 2011 (UTC)

Aerial view of the Igarapé de Educandos in central Manaus

Atualização do Artigo[editar | editar código-fonte]

Vim avisar aqui, vou fazer grandes mudanças no artigo, ou seja vou trabalhar nele até reduzir até 100 bytes, pois quero transformar num artigo destacado, primeiro farei mudança nas imagens e no layout em geral, em seguida no texto, também irei fazer novos uploads de imagens, pois estarei viajando a Manaus dentro de algumas semanas, qualquer coisa me avisem, cumprimentos! α∂ємαяισ Oi? 19h21min de 2 de novembro de 2011 (UTC)

Estou removendo parte do conteúdo, mais não é vandalismo! As partes que estou removendo virão mais atualizadas, fundidas em outras seções. α∂ємαяισ Oi? 11h59min de 16 de novembro de 2011 (UTC)

== Salvar artigos ==

Vários artigos sobre logradouros de Manaus foram marcados para deleção, alguém poderia ajudar a salvar os artigos?--Raimundo57br (discussão) 02h17min de 4 de fevereiro de 2012 (UTC)


  • Esclareço que:
  1. retirei esse pedido de ajuda para salvar/melhorar vários artigos sobre Vários artigos sobre logradouros de Manaus foram marcados para deleção, à pedido da administração;
  2. pessoalmente entendo que esse pedido não trazia nenhum prejuízo à wikipédia;
  3. mas outro editor fez dois pedidos de bloqueio: 1 e 2;
  4. peço desculpas aos vigilantes dessa página que se sentiram ofendidos pelo pedido.--Raimundo57br (discussão) 22h07min de 5 de fevereiro de 2012 (UTC)

Erro de Ref[editar | editar código-fonte]

Encontrei erros de referências no final deste artigo, outro erro de algum anônimo ou usuário, isso não compromete a qualidade do artigo? ==Zoldyick (Discussão) 11h55min de 10 de abril de 2012 (UTC)

Propaganda turística?[editar | editar código-fonte]

Acabei de ler o artigo, e sinceramente está parecendo mais uma propaganda turística do que uma fonte de informações. O artigo foca(e acredito que por vezes exagera) nas qualidades da cidade, fazendo Manaus parecer um paraiso dos deuses gregos. Gostaria de pedir que haja um trabalho em cima de transformar este artigo mais enciclopédico. Todo mundo gosta de sua cidade, e todos nós queremos que as pessoas a vejam com bons olhos, mas acredito que extrapolaram aqui(O único momento em que se relata algum problema da cidade, no ``Poluição ambiental``, metem um elogio relatando que o Prosamim será usado como modelo pela Argentina, e a fonte era no mínimo duvidosa, pois a informação é de um blog que sua vez também está usando outra fonte, que carece de um link)--LeiteFerreira (discussão) 12h54min de 5 de agosto de 2012 (UTC)

Há um outro detalhe: este é um artigo bom, candidato várias vezes a destaque, e havendo erros tão comuns, deve-se reformá-lo com urgência, caso contrário, deverá perder a condição de bom. Halleltalk 16h02min de 5 de agosto de 2012 (UTC)

Influência francesa e espanhola[editar | editar código-fonte]

Olá. O usuário União da Juventude Mestiça colocou na sessão de "composição étnica" do artigo Manaus a seguinte frase :"Manaus é uma cidade marcada pelos traços culturais, políticos e econômicos herdados dos portugueses, espanhóis e franceses." Contudo, na fonte apresentada [4] não achei nenhuma referência à influência espanhola. Quanta à influência francesa, a fonte apenas cita que em Manaus houve uma tentativa de imitar a cultura francesa, mas não fala nada de contribuição étnica francesa na formação da população local. Acredito que essa informação deveria ser movida para uma sessão sobre cultura, pois não tem nada a ver com a composição étnica. No Brasil nós temos influencial cultural norte-americana, mas a nossa composição étnica não tem nenhuma influência americana. São planos distintos. Xuxo (discussão) 20h37min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)

Pois eu acho que tem tudo a ver com a subseção e não deve ser movida. Manaus recebeu uma notável influência espanhola e francesa e há diversos meios que comprovam isso. É uma questão de interpretação histórica. Quem nunca ouviu dizer que Manaus era conhecida, na década de 1910-20, como a "Paris dos Trópicos" ? Quem não assistiu ou ouvir falar da minissérie global Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (muito boa por sinal), escrita pela acreana Glória Perez e que contou parte da história da região, muito desconhecida pelos brasileiros ? Na própria série se mostrava várias mulheres francesas que eram atraídas para a cidade e os seringais do Acre para fins de prostituição, devido ao apogeu da borracha. Sobre os espanhóis, aí sim não dúvidas de que tiveram participação, cultural e demográfica, na população amazonense e manauense. Quem não se recorda que o território do Amazonas foi parte do Império da Espanha enquanto este brigava com Portugal pela hegemonia da região ? Quem não se lembra de Samuel Fritz, Francisco de Orellana, Vicente Yáñez Pinzón, Diego de Lepe e muitos outros espanhóis que passaram e exploraram a região ? Isso sem contar nos italianos, que não foram citados no artigo, mas também contribuíram ETNICAMENTE para a formação da demografia, ou se acha que todos os italianos que imigraram para o Brasil foram somente para o Sul, como se acreditam grande parte da população ? É preciso conhecer uma cidade e estado antes de criticar tal conteúdo, ou pelo menos saber um pouco da história deste antes das afirmações. Luiz Fernando Fritz (discussão) 20h51min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Vamos ser objetivos: onde está a fonte afirmando que espanhóis e franceses contribuíram para a composição étnica da população de Manaus? A fonte apresentada não fala isso. Por favor, vamos nos ater a fontes e não ficar divagando. Xuxo (discussão) 21h09min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Vamos ser objetivos 2: Você lançou uma proposta de retirar o trecho da subseção "Etnia" e transferi-lo para a seção "Cultura". Eu apenas opinei defendendo a permanência do trecho na subeção da qual já faz parte, apresentando os motivos pra isso. E se o próprio já reconheceu que encontrou passagens se tratando dos franceses, creio que não será difícil encontrar dos espanhóis. Sem mais. Luiz Fernando Fritz (discussão) 22h36min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Acho que você não leu direito o que eu escrevi. A fonte que você apresentou apenas fala que se tentou imitar a cultura francesa em Manaus no início do século passado. Isso aconteceu em vários lugares do mundo, pois a cultura francesa exercia influência no mundo todo, assim como a cultura norte-americana exerce hoje. Em nenhum lugar a fonte fala que os franceses influenciaram na composição étnica de Manaus. Isso você que está inventando. Ademais, em nenhum lugar a fonte fala de influência espanhola. Você deturpou o que a fonte fala e colocou como se tivesse havido uma imigração de franceses ou espanhóis para Manaus, o que a historiografia nega. E não me venha com minissérie de Rede Globo, porque isso não é fonte fiável, não passa de uma piada.

E não sou eu que vou procurar outras fontes para sustentar o que você escreveu no artigo, quem tem que fazer isso é você, ou as informações deverão ser removidas do artigo, por falta de fonte. Xuxo (discussão) 22h45min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)

Vamos remover a wikipédia quase toda então por conta da falta de fontes. Se não vais procurar fonte para a página, porque então se incomodar tanto ? Apenas marque um "carece de fontes" e pronto. Quando alguém se interessar, vai lá e referencia o artigo. Porque não constrói, ao invés de desconstruir ? Se queres contribuir, vá lá e referencie, perderá mais tempo discutindo comigo do que referenciando, já que tens boas intenções. Falei e repito: Para afirmar, reivindicar e discutir sobre determinado assunto tem que conhecê-lo. Não posso discutir sobre a história de Bangladesh, por exemplo, se não conheço. Luiz Fernando Fritz (discussão) 23h05min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Outra: Eu dei uma pesquisada aqui no acervo do jornal onde eu trabalho e encontrei um link muito bom, que já coloquei. Também encontrei outra que faz referência aos japoneses e franceses que pra cá vieram entre 1900 e 1966, mas só irei colocar depois. Luiz Fernando Fritz (discussão) 23h08min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Incluí uma marcação de falta de fontes, já que as fontes apresentadas não dão respaldo às informações que foram escritas. Xuxo (discussão) 23h13min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Você está se precipitando em marcar a seção inteira sem fontes, até porque elas respaldam sim os trechos apresentados. E mesmo se uma delas não respaldar, como você alega, há várias outras ali postas que respaldam. Peço que reveja sua edição ou levarei o caso a um administrador. Luiz Fernando Fritz (discussão) 23h21min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Eu estou no direito ao incluir a marcação sem fontes, porque as informações ali apresentadas foram inventadas, já que as fontes não dizem nada do que foi escrito. Eu tentei discutir seriamente. Mas você descambou para a piada, citando até minissérie de Rede Globo como fonte e insiste em inventar informação que não está escrita na fonte apresentada. Já que você não quer seriedade, então que chame um administrador, porque qualquer um que ler as fontes perceberá que você deturpou as fontes e inventou informações. Obrigado. Xuxo (discussão) 23h49min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)

Quem está deturpando as coisas aqui é você. Veja uma a uma as referências antes de marcar toda a seção como sem fontes, até porque mesmo se você estiver com a razão, a predefinição usada no topo da subseção não está adequada. A julgar pelo seu histórico na wikipédia, você já criou caso com muita gente aqui, mas erre meu caminho. Preocupe-se em qualificar artigos, não desqualificar. Não invento mentiras, não ganho nada com isso, inventando coisas. Deixe um pouco a ideologia de lado e trate da história, pois o passado da minha cidade eu conheço e muito bem. A minissérie da Globo foi apenas uma "luz" que eu tentei lhe mostrar, mas se não compreendeu. Axé! Luiz Fernando Fritz (discussão) 23h58min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)

Já li as fontes, nenhuma apresenta o que foi escrito. Cadê a fonte falando que houve contribuição francesa e espanhola na composição étnica de Manaus? Não mude de assunto, seja metódico. Xuxo (discussão) 00h01min de 22 de janeiro de 2014 (UTC)