Discussão:Motor a reação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como fazer um motor à jato (otimo para feiras de ciencias)[editar código-fonte]

Materiais: -Garrafa PET(prefirivel 600ml) -Arame(depende do caminho que você quer percorrer) -Tesoura(ou faca/estilete) -Alcool -Uma caixa de fósforos ou esqueiro Como fazer:


Monte uma base(pode ser entre uma parede e outra ou um tripé)

prenda o arame entre as bases para o motor poder percorrer a extensão q você deseja


faça um furo de 2mm na base da garrafa PET para que a explosão tenha a direção correta amarre um arame nas pontas da garrafas(bem amarradas para não sair)e faça uma especie de gancho com ele(e preciso poder desmontar ou seja retirar a garrafa do arame)

ponha um pouco de alcool na garrafa e espalhe por dentro da garrafa toda e retire o escesso

depois reponha a garrafa no arame e aproxime o isqueiro ou fósforo aceso do buraco para q os gases possam se explodir(como num motor de combustão interna) e se locomover pela extensão do arame!


O trecho acima, estava no artigo Motor de combustão interna. Pelo funcionamento, ele simula um motor à reação, e não um motor à combustão interna. Coloquei aqui, para ser reciclado e futuramente adicionado aqui.

Abraços ! Rômulo Penido 23:28, 28 Setembro 2006 (UTC)

Correção - Santos Dumont.[editar código-fonte]

No texto em inglês, original, provavelmente de procedência norte-americana, se atribui o primeiro vôo da humanidade aos irmãos Wright. Corrigi e atribuo a Santos Dumont, como todo o mundo faz, exceto, é claro, os estadunidenses.

Superwerke 09:54, 3 Abril 2007 (UTC)


Não colocar no verbete: 'Como fazer um motor à jato'[editar código-fonte]

Não colocarei o trecho acima no corpo do artigo e sou contra. Ele ensina a fazer algo, um 'rudimentar motor', e não tem conteúdo relacionado ao artigo. O que deveria ser feito é criar um verbete 'como fazer um motor a jato'. Mas sou contrário. Um adolescente sem discernimento ou uma criança levada pode sofrer acidentes implementando a tal idéia.

Superwerke 09:54, 3 Abril 2007 (UTC)

Dificuldades: Jargão técnico[editar código-fonte]

Tenho encontrado algumas dificuldades na tradução em vista de não dominar o jargão técnico da área de conhecimento de engenharia. Peço ajuda aos que conhecem para efetivar a tradução. Os problemas tem se tornado grandes e, talvez, inviabilizem o prosseguimento da tradução.

Superwerke 09:54, 7 Abril 2007 (UTC)

  • Veja se esse artigo trata do mesmo assunto e se não seria o caso de juntar num só.-- Jo Lorib d 15:56, 8 Abril 2007 (UTC)

Se você não conhece, não mexa.[editar código-fonte]

Se o usuário não conhece, não mexa, não estrague o que outros fizeram. Vieram aqui e substituíram estato-reator por estrato-reator. Só que Estrato-reator NÃO EXISTE. Se você não manja nada, NÃO MEXA.

Werke 21h43min de 19 de Novembro de 2007 (UTC)

Título e texto discordantes[editar código-fonte]

O artigo inteiro está em PT-BR, não seria o caso de movimentar seu título para "jato" para adequá-lo? RafaAzevedo msg 11h24min de 21 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Fusão de Turbina aeronáutica[editar código-fonte]

Sugiro a fusão do artigo Turbina aeronáutica com este pois o termo Turbina aeronáutica deveria-se referir apenas a um dos componentes de um motor a reação. O artigo aliás contém um erro comum que faz pensar que o termo "Turbina" é o nome do "motor" dos aviões a jato. Após a fusão, poderia-se recriar o artigo Turbina aeronáutica dessa vez descrevendo o componente e sua função no motor corretamente. Tonelada D C @ 03h23min de 24 de agosto de 2010 (UTC)[responder]


Deve permanecer "motor a reação"[editar código-fonte]

A tal acepção é de uso geral me língua portuguesa especialmente entre aqueles que são especializados. E "motor a jato" já redireciona para o artigo. Colocar ele como "a jato" simplesmente, não quer implica em ganho, e sim em perda, pois coloca em precedência o termo do senso comum. É melhor o especializado.

189.78.133.106 (discussão) 04h11min de 24 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Terceira lei de Newton[editar código-fonte]

"Um motor a reação (AO 1945: reacção), também conhecido como motor a jato (AO 1945: jacto) ou ainda apenas como reator (AO 1945: reactor), é um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton."

A terceira lei de Newton estabelece a relação a que obedecem as forças desenvolvidas entre corpos em contacto, não qual a origem dessas forças. Utilizar esta lei para explicar o impulso é enganador e no limite errado. Considerando um motor parado num suporte (como numa bancada de teste) e envolto em ar (também estático) as forças trocadas entre o motor e o ar terão em cada ponto de contacto a mesma direcção, magnitude e sentidos opostos. Se o motor for ligado verifica-se exactamente a mesma condição na relação das forças do ar com o motor, mas agora existirá mais força sobre o suporte. Efectivamente esta resulta da soma das forças que o ar vai exercer sobre o motor, mas derivam agora do movimento do ar que envolve o motor. Mas esse movimento foi causado pelo motor, não foi o ar que se colocou em movimento sozinho. Portanto convém descrever o fenómeno a partir da origem, o próprio motor e a variação de velocidade que imprime ao ar aspirado. Como explicar o movimento de um balão cheio de ar que libertamos a esvaziar, se não for pela variação da massa de ar que armazena? Se fosse um rocket no espaço (vácuo) como explicariam o movimento se não for através do princípio da quantidade de movimento linear? É que nesta situação não existem forças de acção e reacção do jacto com o espaço exterior, o impulso é gerado pela variação de massa.

A explicação para o impulso e para o funcionamento de qualquer motor virá do Princípio da quantidade de movimento linear (https://en.wikipedia.org/wiki/Continuum_mechanics#Governing_equations), do qual a Segunda (não a terceira) lei de Newton é um caso particular. A sua forma mais geral é na forma de impulso e quantidade de movimento linear (https://en.wikipedia.org/wiki/Impulse_(physics) aplicado ao caso de um contínuo, neste caso um fluido). É da aplicação do princípio da quantidade de movimento linear que se consegue determinar o impulso ou força produzida pelo motor. Ver expressão indicada na página: https://en.wikipedia.org/wiki/Gas_turbine_engine_thrust

2001:690:2006:4200:CC80:F53B:A9A3:60E0 (discussão) 12h41min de 12 de dezembro de 2018 (UTC)[responder]