Discussão:Suíones

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 27 de novembro de 2018 de Leon saudanha no tópico Renomeação

Suiones, Suehans, Suetidi - Svioner, Sviar, Svear[editar código-fonte]

A identificação e caracterização dos povos Suiones, Suehans e Suetidi, de Tácito e Jordanes, como sendo os mesmos que os consagrados Svioner, Sviar e Svear é uma questão em aberto.

A letra "u", do latim medieval, expressava os sons "u" e "v" da atual língua portuguesa, conforme era vogal ou era consoante.

Qual era então a pronúncia de "Suiones"? Em textos suecos, "Suiones" é transcrito como "Sviones" e assuecado como "Svioner", dado o seu parentesco com os termos locais nórdicos "Svear" e "Sviar".

Ideia Ideia: "Sviones" e "Sviões" em vez de "Suíones" e "Suiões". Por que não o termo original "Svear", aportuguesado para "Sveas"?

Porque suíones e suiões estão prescritos em ótimos dicionários lusófonos. Sem chance os híbridos sviones e sviões, que acrescentam um inexistente "sv".--Rena (discussão) 22h15min de 5 de novembro de 2018 (UTC)Responder

Ocorrência de suíones em português[editar código-fonte]

  1. "Depois, no próprio Oceano, os povos dos suíones predominam por frotas, afora homens e armas." (Para além do limes: A Germania de Tácito em gênero e germano (Exemplar corrigido) (2014) p. 108)
  2. "culturalmente dos suíones (de onde advém o termo sueco)" Dicionário de História e Cultura da Era Viking
  3. "onde habitavam os Svears ou suíones, segundo Tácito" (grifo meu)
  4. ["Suíones, ou seja, habitantes que viviam na região" - Desvendando os vikings (p. 212)]"--Rena (discussão) 11h45min de 10 de novembro de 2018 (UTC)Responder
  5. "Seu nome em nórdico antigo, svíar, deu origem ao Reino dos Suíones (Svea rike), que depois se transformou no Reino da Suécia (Sverige)." (Vikings - Histórias e batalhas do exploradores do mar)
  6. Idade Média - Bárbaros, cristãos e muçulmanos (Umberto Eco)
  7. Guia O Mundo Dos Vikings Ed.02: Histórias e batalhas do exploradores do mar
  8. Prosodia de nomes próprios pessoais e geográficos
  9. TÁCITO E O CAPÍTULO 42 DO AGRICOLA
  10. Aulete
  11. VOC
  12. VOLP (necessário pesquisar na barra de busca)
  13. Dicionário Aurélio (sem visualização online gratuita)

Ocorrência de suiões em português[editar código-fonte]

  1. Dicionário Houaiss (sem visualização online gratuita)
  2. Ciberdúvidas
  3. História da civilização antiga e medieval
  4. História da Civilização Ocidental (USP)
  5. Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos
  6. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O INGLÊS ANTIGO
  7. http://www.filologia.org.br/xxii_cnlf/cnlf/tomo01/021.pdf
  8. PRECISAMOS FALAR SOBRE (F)LOKI: BREVES COMENTÁRIOS SOBRE HISTÓRIA, MITOS E NAVIOS
  9. NENHUM HOMEM PODE ENTENDER BEM OS RAJPUTS DE OUTRORA...
  10. Topônimos escandinavos na Ilhas Britânicas
  11. Paganismo e Cristianismo no Poema Beowulf

Os Svear - Svears - Sveas em textos em português[editar código-fonte]

  1. "É importante ressaltar que a história da morte de Hrethel e Heardred é apresentada em diversos momentos da narrativa, parte da guerra dos Sveas vs Geats. " (VIII Congresso Internacional de História)
  2. "Uma análise mais detida desta questão no poema aponta a presença de inúmeras tribos germânicas da região da Escandinávia como os Sveas, Frisos, Wulfingas, Geats, além de e personagens históricos que estão presentes em outras fontes, como Hygelac, Hrothulf, Hrothmund, Scyld, Eadgils, Onela, entre outros, e que são frequentemente encontrados em genealogias reais e fontes que os ligam, de alguma forma, aos reinos anglosaxões. " (Universidade Estadual de Maringá/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Maringá)
  3. "Sei lá por que estranhas razões, Paris pouco me dizia, o paraíso me parecia estar no reino dos Sveas." (Au bord d'elle)
  4. "Depois foi lá para o norte, no que agora é chamado "nação dos svea".] (Universidade de São Paulo)
  5. "Durante o Período Viking a Dinamarca se encontrava habitada pelos povos daneses, a Suécia pelos povos svears e gotars e a Noruega dividida entre inúmeros povos" (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  6. "Durante o período Viking a Dinamarca se encontrava habitada pelos povos daneses, a Suécia se encontrava dividida pelos povos Svears e Gotars e a Noruega se dividida entre inúmeras pequenas povoações que habitavam seus fiordes." (Revista Crítica Histórica)
  7. "Esse poder e riqueza dos Svear, provavelmente é derivado do seu controle sobre o rio Frys e o comércio de ferro e peles ali realizado (CLARKE, 1997, p. 35), assim como vale ressaltar que outros túmulos da mesma época contêm itens de má qualidade, deixando claro a existência de uma sociedade de posições, onde existia uma pequena classe rica e dominante que comandava uma maioria menos abastada e que deveriam habitar os estabelecimentos rurais. (JOSÉ LUCAS CORDEIRO FERNANDES, “IN SORTE DIABOLI ”: CULTURA ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DE DEMONIZAÇÃO DO PAGÃO NA BRENNU-NJÁLS SAGA (SÉC. XIII), Universidade do Ceará)
  8. "Os Svear habitavam o centro-leste da Suécia, sendo um dos povos que formaram a base cultural dos Vikings suecos..." (Johnni Langer, Os vikings na Inglaterra medieval, História, imagem e narrativas )
  9. "Através dos trabalhos de Nerman foi possível discernir duas presenças escandinavas principais: os Svear, militarizados, e outro povoamento, contendo inclusive enterramentos de mulheres e crianças, com achados mais similares à Cultura Material de Gotland. " (André S. Muceniecks, Notícias Asgardianas, Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos)
  10. " Os Svear eram o grupo cultural dominante na região central da Suécia, do século I d.C. até meados da primeira Era Viking (século X d.C.), especialmente nas terras do lago Mälaren e Uppsala. " (Johnni Langer, Midvinterblot: O Sacrifício Humano na Cultura Viking e no Imaginário Contemporâneo, Brathair - Revista de Estudos Celtas e Germânicos )
  11. "Algumas décadas mais tarde Ailnoth criticou os Svear e os Götar tanto por serem bárbaros ou rudes e por apenas manterem a sua fé cristã enquanto sua fortuna era boa, mas se os ventos do infortúnio sopravam contra eles – ‘ou a terra não produzia colheita ou o céu a sua chuva, ou inimigos atacá-los ou greves de fogo’- eles voltavam-se contra os cristãos e tentavam expulsá-los do país." (Flávio Guadagnucci Palamin, O guerreiro Viking na Edda Poética, Universidade Estadual de Maringá)
  12. "Seu exército era chamado os Svear e em sueco este país ainda é denominado Sverige, a Terra dos Svear" (David Icke, O Maior Segredo)
  13. "Quanto à Suécia, já existiam os Svear como povo ou conjunto de comunidades, mas o processo de unificação do país foi moroso e apenas em 1164 há notícia do título de Rei dos Svear e Götar (Lindkvist 2008, 671), dando a entender que se tinha atingido uma unidade que englobava o centro e parte do sul do actual território sueco." (Hélio Fernando Vitorino Pires, Incursões Nórdicas no Ocidente Ibérico (844-1147): Fontes, História e Vestígios, Universidade Nova de Lisboa)
  14. "Um dia, enquanto seu marido lutava em uma longa guerra contra os svear, ela subiu em um barco com seu filho e dirigiu-se à terra dos Volsung, à procura de seu irmão." (Manuel Velasco, Breve História dos Vikings)
  15. "...menciona, na Saga de Santo Olavo, a presença de um mercado de inverno na região de Uppsala, bem como um festival ritual e a Thing dos Svear, que, provavelmente, é a mesma Disthing citada na legislação real Upplandslage de..." (Johnni Langer, Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos)
  16. "... A primeira missão a pregar aos daneses e aos Svear data de período tão recuado como as proximidades do ano 820, mas a aceitação publica do Cristianismo só seria mais extensiva..."

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Svear, a forma mais usada em textos em português. A convenção de nomenclatura de nomes próprios da Wikipédia prescreve o uso da forma mais usada.--HCa (discussão) 16h08min de 20 de novembro de 2018 (UTC)Responder

Discordo. O nome atual, que sempre esteve ali, é registrado em dicionários e prontuários linguísticos e tem uso na língua. Não entendo o que se quer ganhar com isso. De verdade. Chamo Gameiro D​ C​ E​ F para mediar (e convido-o a partir na discussão dos godos da Escandinávia).--Rena (discussão) 16h26min de 20 de novembro de 2018 (UTC)Responder

Discordo O nome é comummente utilizado em dicionários e livros de História e Cultura da Era Víquingue e Escandinávia. Shgür Datsügen (discussão) 17h23min de 20 de novembro de 2018 (UTC)Responder

Comentário. De acordo com Wikipédia:Convenção de nomenclatura/Nomes próprios, parece-me claro que "Suíones" cumpre os requisitos a) e b) do ponto 1 (consagração académica e uso). O uso de "Svear" parece também generalizado, no entanto. Conclusão: "Suíones" no título, per convenção / "Suíones", "Suiões" e "Svear" no parágrafo inicial. Cumpre também ressalvar, que o uso de qualquer destas palavras no corpo dos artigos é legítimo. Mas será importante pelo menos um parêntesis ou nota de rodapé na primeira vez em que o povo é mencionado. Ex: "Nesse ano foram invadidos pelos Suíones (também conhecidos como Suiões ou Svear — ver secção de etimologia)". ou "Nesse ano foram invadidos pelos Svear[nota 1]. Gameiroestá lá? 17h30min de 20 de novembro de 2018 (UTC)Responder

Notas

  1. Também conhecidos como Suíones ou Suiões. Para uma melhor explicação, ver secção de etimologia.
Discordo Face à aplicação das regras, não vejo outra hipótese que não seja a de discordar da movimentação para "Svear". Gameiroestá lá? 14h49min de 21 de novembro de 2018 (UTC)Responder

Discordo Se há um termo em português, largamente referenciado, mesmo que não existisse a convenção de nomenclatura referida pelo Gameiro, tem algum sentido usar um termo estrangeiro??? Acham que na wiki sueca alguém vai pensar em mover Lusitaner para "Lusitanos"?! --Stegop (discussão) 01h34min de 21 de novembro de 2018 (UTC)Responder

Comentário Suíones parece ser um termo com maior aceitação. Suíones tem a seu favor estar referenciado em fontes académicas, e combinar melhor com Gautas. Svear tem a seu favor ser mais usado em fontes académicas, e em contra combinar pior com gautas, além de ser um estrangeirismo com o elemento sv, invulgar em português. Vejamos como evolui a discussão. Seria excelente chegar a uma solução consensual.--HCa (discussão) 11h14min de 21 de novembro de 2018 (UTC)Responder

A maioria discorda de qualquer tentativa de mudança e o Gameiro deu a solução mais plausível nesse caso. Cite que svear existe, mas de modo algum pode ser preconizado quanto abunda fontes léxicas para suíones e suiões, a critério. Ficarmos arrastando essa discussão por tempo indeterminado não vai tornar o consenso mais consensual.--Rena (discussão) 14h08min de 21 de novembro de 2018 (UTC)Responder


Não Vou retirar a tag de renomeio, o consenso aqui me parece claro pela manutenção do título atual.-- Leon saudanha 14h34min de 27 de novembro de 2018 (UTC)Responder