Doroteia Guilhermina de Saxe-Zeitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Doroteia Guilhermina
Condessa de Hesse-Cassel
Duquesa de Saxe-Zeitz
Governo
Consorte Guilherme VIII de Hesse-Cassel
Vida
Nascimento 20 de março de 1691
Bad Elster, Alemanha
Morte 17 de março de 1743 (51 anos)
Kassel, Alemanha
Filhos Carlos de Hesse-Cassel
Frederico II de Hesse-Cassel
Maria Amália de Hesse-Cassel
Pai Maurício Guilherme de Saxe-Zeitz
Mãe Maria Amália de Brandemburgo

Doroteia Guilhermina de Saxe-Zeitz (20 de março de 1691 - 17 de março de 1743) foi uma condessa-consorte de Hesse-Cassel, esposa de Guilherme VIII.

Família[editar | editar código-fonte]

Doroteia era a segunda filha do duque Maurício Guilherme de Saxe-Zeitz e da sua esposa, a marquesa Maria Amália de Brandemburgo. Os seus avós paternos eram o duque Maurício de Saxe-Zeitz e a duquesa Doroteia Maria de Saxe-Weimar. Os seus avós maternos eram o príncipe-eleitor Frederico Guilherme I de Brandemburgo e a duquesa Sofia Doroteia de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1710, morre o último dos seus irmãos, o que fez com que, após a morte do seu pai, a dinastia de Saxe-Zeitz se extinguisse e os seus territórios fossem anexados ao Eleitorado da Saxónia.

A 27 de Setembro de 1717 casou-se com Guilherme VIII de Hesse-Cassel. A rainha Carolina da Grã-Bretanha falou sobre Doroteia numa carta à duquesa de Orleães nos seguintes modos: "é bastante bruta e sofre sem dúvida nenhuma da cabeça." O seu estado mental piorou e, a partir de 1725, não voltou a aparecer em público. A principal figura feminina da corte passou a ser Christine von Bernhold, amante do marquês, que recebeu o título de condessa Bernhold von und zu Eschau.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Person Page - 654. The Peerage. Página visitada em 22 de agosto de 2011.