Dreifaltigkeitskirchhof II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dreifaltigkeitskirchhof II
Apresentação
Tipo
Parte de
Religião
Estatuto patrimonial
monumento histórico na Alemanha (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Dreifaltigkeitskirchhof II (não confundir com o Dreifaltigkeitskirchhof I Friedhöfe vor dem Halleschen Tor) é um cemitério localizado em Berlim-Kreuzberg e é um dos quatro cemitérios protestantes na Bergmannstrasse. Fundado em 1825, é também o mais antigo deles. Pertencia à Dreifaltigkeitskirchengemeinde na Mauerstrasse.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma característica do Dreifaltigkeitskirchhof de aproximadamente 49 000 m² é o grande número de antigos túmulos hereditários e mausoléus parcialmente monumentais do século XIX, bem como túmulos antigos cercados com ferro fundido e grades parcialmente enferrujadas. A localização na encosta, que é bastante incomum para as condições de Berlim, também é impressionante, devido ao fato de que todos os Friedhöfe an der Bergmannstraße foram construídos em um antigo vinhedo. O referido cemitério é um monumento cultural de Berlim.[1]

Um cemitério de guerra está localizado em uma parte menor da grande área do cemitério. Uma sepultura coletiva foi colocada no centro, com algumas sepulturas individuais ao redor. Um total de 399 mortos de guerra estão sepultados aqui, o maior número de vítimas sendo civis que morreram nas noites do bombardeio ou no final da guerra. Alguns soldados e 22 desconhecidos que morreram em 1945 estão enterrados. Da época da Primeira Guerra Mundial 30 soldados também encontraram seu local de descanso final.[2]

Sepultamentos[editar | editar código-fonte]

Grab Rüterbusch
Grab Dilde
Grab Lauterbach
Die Kiezpoetin Gudrun Wasser ruht neben Ludwig Tieck.
Familienbegräbnis Wertheim

Sepulturas preservadas[editar | editar código-fonte]

Sepulturas não preservadas[editar | editar código-fonte]

Escultores das sepulturas[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Klaus Hammer: Friedhöfe in Berlin – Ein kunst- und kulturgeschichtlicher Führer. p. 86–90. Jaron Verlag, Berlim 2006, ISBN 3-89773-132-0.
  • Hans-Jürgen Mende: Lexikon Berliner Grabstätten. Berlim 2006.
  • Jörg Haspel, Klaus-Henning von Krosigk (Hrsg.): Gartendenkmale in Berlin. Friedhöfe. (= Beiträge zur Denkmalpflege in Berlin 27) Imhof, Petersberg 2008, ISBN 978-3-86568-293-2.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dreifaltigkeitskirchhof II