EN110

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
N 110 - Estradas Nacionais de Portugal
N 110
74
Cruza com:
EN2, EN17, EN238, EN347, IC3, IC8

A EN 110 - Estrada da Beira-Rio, Estrada Verde ou popularmente conhecida por Estrada Velha de Coimbra é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal. Na sua totalidade liga Penacova ao Entroncamento[1].

O seu percurso acompanha o leito do Rio Mondego na sua margem direita. Possui ligações à EN2, estrada que faz a ligação do norte ao sul de Portugal. No percurso entre a Portela, em Coimbra, e a Ponte de Penacova a estrada é bastante sinuosa, tendo centenas de curvas, devido também ao traçado do rio, e à dificuldade do homem em vencer as montanhas.

Na sua chegada a Coimbra, passa sobre o traçado de caminho de ferro do Ramal da Lousã e atravessa o centro da cidade e a sua mais nobre praça - Largo da Portagem.

Grande parte da estrada deveria ter sido desclassificada devido à construção do IC3[2], no entanto, a construção de uma autoestrada com portagens não permitiu essa desclassificação.

A N 110 entre Penacova e Coimbra foi regionalizada[2].

Variante do Avelar - reclassificada como parte da N110 em 2013[editar | editar código-fonte]

Saídas Direção Estrada que liga
Avelar sul
Pombal

Figueira da Foz

Castelo Branco

IC8
Cruz. Avelar norte

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://planode45.blogger.com.br/en101a110.htm "E.N. 110 - Penacova - Coimbra (prox.) - Penela - Pontão - Tomar - Entroncamento". Estradas de Portugal Segundo o Plano Rodoviário de 45 - Colecção (Virtual) de Cromos por Manuel Campos Vilhena
  2. a b «Lista de estradas geridas pela IP» (PDF)