EN13

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Porto - Valença[editar | editar código-fonte]

N 13 - Estradas Nacionais de Portugal
N 13
115
Cruza com:
A 3, A 7, A 11, A 28, A 41 (CREP), IP 1, IC 1, IC 5, IC 14, IC 24, N 14, N 101, N 103-1, N 104, N 107, N 201, N 206

EN13 - Estrada do Minho ou mais completamente Estrada do Entre-Douro-e-Minho é uma via rodoviária classificada como Estrada Nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Até à entrada em funcionamento da A28, a EN13 era a via principal de comunicação entre o Minho e o Porto, e uma das principais ligações rodoviárias entre Portugal e Espanha. Começava na EN12 no cruzamento do monte dos Burgos passando por Leça do Balio até Moreira da Maia. Depois da construção da via norte este troco foi desclassificado.

Após a entrada em funcionamento da A28, a EN13 foi progressivamente adaptada para trânsito local, fazendo actualmente parte da área urbana de muitas localidades no seu trajecto. Assim, em diversos troços a velocidade é limitada, o trânsito controlado por semáforos e, inclusivamente, na ponte de Fão o trânsito é interdito a veículos pesados.

Actualmente, a EN13 apenas é classificada como tal no troço São Pedro da Torre-Valença. Entre Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora a estrada foi regionalizada e no restante foi municipalizada.[1]

Marco Miriamétrico do km40 em Apúlia

Pontos de Interesse[editar | editar código-fonte]

O troço mais pitoresco da EN13 (agora ER13) compreende o percurso entre Viana do Castelo e Valença do Minho, de onde se podem contemplar as magníficas paisagens do Vale do Minho (entre Caminha e Valença) e do litoral Atlântico (entre Viana do Castelo e Caminha).

Percurso[editar | editar código-fonte]

A EN13 é constituída em quase toda a sua extensão por duas vias de trânsito (perfil 1x1) e bermas largas. O seu percurso é essencialmente feito por zonas planas, não atravessando nenhum sistema montanhoso ou outros acidentes geográficos. No entanto, cruza os seguintes rios:

Destes rios, hoje em dia, a EN13 apenas cruza o rio Minho, devido à desclassificação dos diversos troços da estrada.

Saídas[editar | editar código-fonte]

Nome da Saída/Localidade Intermédia Estrada que liga
ESPANHA  N-550 
Valença  A 3 
N 101
Arão
A 3  A 3 
São Pedro da Torre N 201
São Pedro da Torre-Vila Praia de Âncora Troço municipalizado
Vila Praia de Âncora-Viana do Castelo ER13
Viana do Castelo-Maia Troço desclassificado e

transformado em estrada de

trânsito local.

Maia (acesso ao Porto) Via Norte
N 14

Referências