Edícula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o tipo de habitação ou anexo, veja Edícula (habitação).
Uma aedicula cristã em Veneza.

Edícula (em latim: Aedicula; plural: Aediculae) é uma pequena casa, ou um templo, nicho ou santuário com forma de pequena edificação. A palavra edícula é o diminutivo do latim edis (aedis) ou edes (aedes), um templo ou casa, significando literalmente pequena casa ou templo.

Edículas pagãs[editar | editar código-fonte]

Edícula pagã em uma casa de Herculano.

Muitas edículas foram agregados a santuários para abrigarem pequenos altares e estátuas, enquanto outros ficavam nas casas das pessoas comuns, normalmente possuindo divindades romanas para proteger a casa e a família. Estruturas semelhantes existiam também na Grécia Antiga.

Outras edículas eram pequenos santuários dentro de templos maiores, normalmente fixados no chão, e rodeados por colunas. Na arquitetura romana a edícula tem essa função representativa na sociedade, sendo instaladas em edifícios públicos como o Arco do Triunfo e nos portões da cidade.

Edículas cristãs[editar | editar código-fonte]

Na arquitetura cristã, a edícula é um baldaquino tridimensional. Existem edículas em cemitérios romanos, como parte da arquitetura fúnebre. Uma das edículas mais conhecidas é a que abriga o que alguns acreditam ser o Túmulo de Jesus Cristo dentro da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.[1]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Edícula

Referências

  1. «Sobre a Edícula do Santo Sepulcro, um quadro retorna ao seu posto». Custodia Terræ Sanctæ. Consultado em 31 de agosto de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.