Elaine Pagels

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elain Pagels
Nascimento 13 de fevereiro de 1943 (81 anos)
Palo Alto,  Estados Unidos
Género literário Religião

Elaine Pagels (13 de fevereiro de 1943, Palo Alto, Califórnia) é professora de religião na Universidade de Princeton, Ph.D. pela Universidade de Harvard.

Obras

Os Evangelhos Gnósticos

Em Harvard ela fez parte de um grupo que estudou os rolos de Nag Hammadi. Dessa experiência resultou a base para o seu primeiro livro Os Evangelhos Gnósticos (The Gnostic Gospels, 1979). Esse livro é uma introdução aos textos de Nag Hammadi para o público leigo e é, desde o seu lançamento, um best-seller. Nos EUA, ganhou os prêmios National Book Critics Circle Award e National Book Award e foi escolhido pela Modern Library como um dos 100 melhores livros do século XX. No livro ela argumenta que a Igreja cristã foi fundada em uma sociedade que expunha numeráveis pontos-de-vistas contraditórios. O gnosticismo era um movimento não muito coerente e havia algumas áreas de desacordo entre as diferentes facções. O gnosticismo atraiu as mulheres em particular devido à sua perspectiva igualitária que permitia a sua participação em rituais sagrados.

Adão, Eva e a Serpente

Em 1982, Pagels entrou para a Universidade de Princeton como como professora de história do cristianismo primitivo. Nessa época ela escreveu o seu segundo livro Adão, Eva e a Serpente (Adam, Eve, and the Serpent) que examina o mito da criação e o seu papel no no desenvolvimento da atitude sexual no ocidente cristão. Em ambos os livros Elaine Pagels examinou a maneira como as mulheres têm sido encaradas na história do cristianismo, o que os tornaram importantes para um estudo feminista da religião.

As Origens de Satanás

Em 1987 faleceu o filho de Elaine, Mark, após quatro anos doente, e no ano seguinte o seu marido, o físico teórico Heinz Pagels, também. Tais fatos levaram-na a refletir sobre como as tradições grega, judaica e cristã lidavam com o infortúnio e a perda. Disso resultou a nova pesquisa que foi exposta em As Origens de Satanás (The Origin of Satan). Esse livro mostra como a figura de Satanás se tornou um meio de demonizar as religiões oponentes, como o paganismo, os judeus e os cristãos gnósticos.

O Paulo Gnóstico

Em 1992, após estudar as epístolas de Paulo e compará-las com o gnosticismo e a Igreja primitiva, Pagels escreveu o livro The Gnostic Paul - Gnostic exegesis of the Pauline letters[1] (sem tradução para o português). O livro expõe a teoria de que Paulo de Tarso era um gnóstico cuja influência na direção da Igreja cristã primitiva foi grande o suficiente para a criação de adições forjadas, como as das epístolas pastorais (como Timóteo e Tito) para fazer parecer que Paulo defendia suas interpretações ao invés do gnosticismo.

Além de Toda Crença

Seu último livro, Além de Toda Crença - O Evangelho Desconhecido de Tomé (Beyond Belief: The Secret Gospel of Thomas (2003)), foca na reivindicação das religiões de possuírem a verdade última. Neste livro, ela contrasta o Evangelho de Tomé com o Evangelho de João. Uma leitura detalhada destes evangelhos mostra que, enquanto João enfatiza que Jesus é "a luz do mundo", Tomé ensina aos indivíduos que "há uma luz dentro de cada pessoa, e ela ilumina o universo inteiro. Se ela não brilha, há trevas". Tomé também compartilha com outros supostos ensinamentos secretos a crença de que Jesus não era Deus mas, ao invés disso, é um professor que procura desacobertar a luz divina em todos os seres humanos. Pagels supõe que o Evangelho de João foi escrito como uma reação ao Evangelho de Tomé, como uma refutação a este. Tomé é pintado em João como um discípulo de pouca fé que não pode acreditar sem ver, e uma ênfase muito forte é colocada em aceitar Jesus como o centro da crença. Durante o tempo de perseguições aos cristãos os Pais da Igreja construíram o cânone, o credo e a hierarquia suprimindo alguns de seus recursos espirituais no processo, de maneira a evitar conflitos com as leis e a religião romanas.

Referências

  1. PAGELS, Elaine (1992). Gnostic Paul: Gnostic Exegesis of the Pauline Letters (em inglês). [S.l.]: Trinity Press International. ISBN 1563380390