Eliezer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Eliezer (hebraico:אֱלִיעֶזֶר, moderno: Eliʿézer, Tiberiano: ʾĔlîʿézer, “Ajuda/Tribunal do meu Deus”) foi o nome de pelo menos três indivíduos diferentes na Bíblia.

O filho de Moisés[editar | editar código-fonte]

Eliezer foi o segundo filho de Moisés e Zípora. Seu nome significa “Deus é ajuda” em hebraico.

O versículo no livro de Êxodo (18:4) afirma:

e o outro chamava-se Eliézer, pois dissera: "O Deus de meu pai (Eli) foi o meu ajudador (ezer); livrou-me da espada do faraó.

Tanto Gérson e Eliezer nasceram durante o tempo em que Moisés buscou refúgio em Midiã e se casou com a filha de Jetro, Zípora.

Eliezer de Damasco[editar | editar código-fonte]

Servo de Isaque testando o bracelete no braço de Rebeca, por Benjamin West. O servo em questão possivelmente era Eliezer de Damasco.

vxc

Também há um Eliezer conhecido como Eliezer de Damasco (hebraico:דַּמֶּשֶׂק אֱלִיעֶזֶר, moderno: Damméseq Eliʿézer, Tiberiano: Damméśeq ʾĔlîʿézer) filho de Ninrode, e cabeça do patriarca da casa de Abraão, mencionado no livro de Gênesis (15:2).

Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? - NVI"

Segundo a maioria das interpretações, o servo não identificado em Gênesis 24, que procurou uma noiva para Isaque, foi este Eliezer. Também há uma interpretação, citada por Rashi, que Eliezer foi sozinho com Abraão resgatar , com a referência de que os 318 homens (Gênesis 14:14), sendo o valor numérico do nome de Eliezer em hebraico.

Eliezer, o profeta[editar | editar código-fonte]

Um profeta chamado Eliezer, filho de Dodava, repreendeu o rei Jeosafá por fazer um tratado com Acazias, o rei de Israel. Ele e Acazias construíram navios em Eziom-Geber, que foram navegar à comércio para Társis. De acordo com 2 Crônicas (20:37), os navios afundaram devido a ele não confiar no Senhor:

Eliézer, filho de Dodava de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: "Por haver feito um tratado com Acazias, o Senhor destruirá o que você fez". Assim, os navios naufragaram e não puderam sair para negociar.


Heliezer[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Eliezer

Existe a variação com H, cuja escrita é extremamente rara. O significado se mantém o mesmo, pois trata-se apenas de uma variação linguística.