Energia maremotriz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Energia renovável
Turbina de Vento
Biocombustível
Biomassa
Energia azul
Energia geotérmica
Energia heliotérmica
Energia hidráulica
Hidreletricidade
Energia solar
Energia maremotriz
Energia das ondas
Energia das correntes marítimas
Energia eólica
Maquete representativa da aplicação de uma turbina de bulbo, numa usina geradora de energia maremotriz.

Energia maremotriz é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.[1]

O aproveitamento da energia das marés pode ser feito a partir de centrais elétricas que funcionam por ação da água dos mares. É necessária uma diferença de 5 metros entre a maré alta e a maré baixa para que o aproveitamento desta energia seja rentável. Atualmente na Europa existem pelo menos duas destas centrais:Uma no norte de França e outra na Rússia.

Entendimento Físico da Energia das Marés[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser considerada uma energia "renovável", a energia das marés está longe disso, e é sim um fonte de energia totalmente passível de um dia acabar. O que acontece, é que levaria um período de tempo muito longo até ocorrer algum efeito significativo no planeta, ou seja, a curto prazo, pode-se considerar inesgotável.

Como a energia retirada neste processo vem principalmente da rotação Terrestre, e também, da translação Lunar, os efeitos de seu uso são a diminuição na velocidade de rotação da Terra, que por consequência, acaba tendo dias mais longos, como também um freamento na rotação e translação do corpo lunar, e uma mudança na distância deste em relação ao nosso planeta. Algo parecido também aconteceria com o Sol, no entanto, em escala bem menor.

No sistema Lua-Terra-Sol, três diferentes corpos permanecem se movimentando um em relação ao outro graças a energia potencial contida neste sistema. A energia das marés, pega exatamente essa energia potencial e transforma em outros tipos de energia para o consumo humano, como elétrica. No entanto, a energia que foi retirada deste sistema, nunca mais retorna, caracterizando assim como uma fonte de energia não-renovável, e pior, de consequências irreversíveis para estabilidade dos movimentos lunares, solares e terrestres.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.