Eodicynodon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eodicynodon
Intervalo temporal: Permiano
268–252 Ma
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Synapsida
Clado: Therapsida
Subordem: Anomodontia
Clado: Dicynodontia
Família: Eodicynodontidae
Barry, 1974
Gênero: Eodicynodon
Barry, 1974
Espécie-tipo
E. oosthuizeni
Barry, 1974

Eodicynodon é uma espécie de um pequeno e primitivo dicynodonte, o único representante da família Eodicynodontidae. Ele viveu no final do Permiano Médio no que é hoje a África do Sul. Várias características do esqueleto pode ser distinguido de outros representantes Dicynodontia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Eodicynodon foi relativamente um pequeno dicynodonte (chegou a 45 cm de comprimento e altura de 15 cm até no ombro).[1] Janela temporal, muito longa e grande. A mandíbula superior possui um bico de queratina. Dentes, exceto as presas, desapareceram.[2] Foi encontrado um fóssil em seu maxilar esquerdo que tinha duas presas, mas esse recurso tem sido reconhecido como uma anomalia.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BS Rubidge, GM Rei, PJ Hancox. O postcranial do esqueleto dos primeiros dicynodont sinapsídeos Eodicynodon do Permiano Superior da África do Sul "Paleontologia". 37, páginas 397-408, (1994)
  2. Carroll RL: Paleontologia de Vertebrados e Evolução. WH Freeman & Co., (1988), p. 698
  3. Zubair Ali Jinnah, Bruce Rubidge. A-tusked dicynodont casal e sua importância bioestratigráfica "Africano jornal sul da ciência". 103 (1 e 2), páginas 51-53, (2007)
Ícone de esboço Este artigo sobre sinapsídeos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.