Ermida de Santa Filomena (Fajã da Penedia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fajã da Penedia, Ermida de Santa filomena, Norte Pequeno.
Fajã da Penedia, Ermida de Santa filomena, interior.
Fajã da Penedia, Ermida de Santa filomena, lápide datada.

A Ermida de Santa Filomena é uma ermida Portuguesa localizada na Fajã da Penedia, concelho da Calheta, ilha de São Jorge.

Esta ermida foi benzida no dia 27 de Maio de 1889, como é atestado por uma pedra a invocar o acontecimento sobre a porta de entrada, apresenta um bom trabalho em cantaria de basalto negro com acabamentos em alvenaria que foi pintada a branco. É de destacar os trabalho em pedra efectuado junto das portas e janelas. Por cima da referida porta de entrada apresenta uma Cruz também feita em pedra pintada de cor branca.

O interior com a imagem de Santa Filomena no altar-mor que se apresenta como um pequeno nicho, tem tons de branco e cinza com a madeira na sua cor natural a dar realce ao ambiente. O madeiramento do tecto foi elaborado de forma a dar ao edifício um agradável aspecto ao manter a cor original da madeira.

Ao longo dos tempos esta ermida tem sido local de romarias para pagamento de promessas feitas por devotos de toda a ilha. Devido a um contencioso entre o proprietário e a Diocese de Angra do Heroísmo, sede do bispado dos Açores, a ermida chegou a ser excomungada e encerrada, encontrando-se agora no activo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • São Jorge, Açores, Guia do Património Cultural. Edição Atlantic View – Actividades Turísticas, Lda. Dep. Legal n.º 197839/03. ISBN 972-96057-2-6, 1ª edição, 2003.
Ícone de esboço Este artigo sobre património edificado nos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.