Esfíncter ileocecal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com válvula ileocecal. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde agosto de 2013)
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O esfíncter ileocecal é em um anel bem desenvolvido de músculo circular que permanece constrito a maior parte do tempo. Além do esfíncter, em muitas espécies há uma dobra de mucosa que atua como uma válvula de via única, bloqueando ainda mais a movimentação de conteúdos do cólon para o íleo. Durante períodos de atividade peristálticas no íleo, o esfíncter relaxa, permitindo o movimento do material para dentro do cólon. Quando a pressão colônica aumenta, o esfíncter se constringe ainda mais.

Movimentos[editar | editar código-fonte]

O esfíncter ileocecal se abre quando uma onda peristáltica percorre o íleo terminal e restos do quimo são transferidos para o ceco. O esfíncter se fecha, então, impossibilitando refluxos.

Função[editar | editar código-fonte]

Diminui a velocidade do esvaziamento do conteúdo do íleo para o ceco exceto imediatamente após uma refeição. Grau de contração controlado por reflexos provenientes do ceco mediados pelo plexo mioentérico e sistema nervoso autônomo (SNA) simpático.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia, Ed. Elsevier - 2011 - 12ª edição
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.