Esferorradiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Representação gráfica de um esterradiano.

O esterradiano (símbolo: sr), ou esferorradiano, é a unidade de medida padrão no Sistema Internacional de Unidades para quantificar ângulos sólidos. Equivale ao ângulo sólido formado por um cone tal que a área da esfera de raio unitário interna ao cone tenha o valor de um metro quadrado. O esterradiano é adimensional, dado que 1 sr = m²·m−2 = 1. É útil, contudo, distinguir as quantidades adimensionais de diferentes naturezas, daí que na prática o símbolo "sr" seja usado sempre que apropriado, em vez da unidade derivada "1". Por exemplo, a intensidade de radiação pode ser medida em watts por esterradiano (W·sr−1). Trata-se do equivalente tridimensional do radiano, sendo definido como "o ângulo sólido subentendido no centro da esfera de raio r por uma porção de superfície de área r2". Dado que a área da superfície da esfera é 4πr², a definição implica que a esfera meça 4π esterradianos. No Brasil é usualmente designado por esferorradiano.

Múltiplos SI[editar | editar código-fonte]

Múltiplo Nome Símbolo
100 esterradiano sr
10−1 deciesterradiano dsr
10−2 centiesterradiano csr
10−3 miliesterradiano msr
10−6 microesterradiano µsr
10−9 nanoesterradiano nsr
10−12 picoesterradiano psr
10−15 femtoesterradiano fsr

Nota: Como foi dito, os esterradianos nunca excedem 4π (aproximadamente 12,56637). Sendo assim, não fazem sentido os múltiplos superiores a 100 da unidade base em medidas práticas, contudo este tipo de medida tem poucas ou nenhumas utilizações práticas e são mais utilizados em conceitos matemáticos aos quais ordens superiores fazem sentido.