Espaço Ciência Viva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Espaço Ciência Viva é uma organização não governamental de divulgação científica e também um museu participativo de ciências brasileiro. Foi fundado em 1982 por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Espaço Ciência Viva foi o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil, fundado em 1982 por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum. Para ampliar e manter atualizados seus conteúdos e suas atividades, o Espaço Ciência Viva procura aliar sua experiência em divulgação de ciências à qualidade científica de alguns dos centros e grupos de pesquisa mais importantes do Rio de Janeiro, como o Instituto de Ciências Biomédicas[1] e o Instituto de Biofísica[2] da UFRJ, desenvolvendo projetos de extensão universitária em educação e divulgação científicas; o Centro de Ciências do Rio de Janeiro (CECIERJ) com o qual executa o projeto "Praça da Ciência Itinerante" e com o Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva que realiza diversas de suas atividades de observação astronômica, com seus telescópios apontados para o céu em cada atividade do museu, dando um colorido especial aos visitantes que observam estrelas e planetas.

O embrião do Espaço Ciência Viva surgiu da criação do projeto pioneiro de divulgação "Seis e Meia da Ciência", da Regional-Rio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 1981. Dois anos depois, a partir do contato estabelecido então, um grupo de cientistas, buscando uma forma de divulgação de ciências que levasse as pessoas a experimentar por si mesmas, optou pela realização de eventos em praça pública. Ao longo dos cinco primeiros anos de existência, a equipe desenvolveu diferentes tipos de eventos realizados em praças públicas, comunidades carentes e parques urbanos do Rio de Janeiro e outras cidades, atingindo um público médio de mil pessoas por evento. O público que participava destes eventos sistematicamente cobrava uma continuidade, um local onde pudessem voltar a experimentar e jogar com aqueles materiais outra vez e com mais vagar. Esta exigência mostrava a necessidade de um local de exposições permanentes, ao qual o público pudesse retornar e prosseguir com suas buscas e descobertas.

Em 1986, com interveniência da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, o Espaço Ciência Viva obteve a cessão, por parte da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro, de um imóvel - terreno e galpão de 1.600 m², localizado na Tijuca, próximo à praça Saens Peña para a instalação do 1º Museu Participativo de Ciências do Rio de Janeiro. E, no dia 3 de outubro de 1987 o Espaço Ciência Viva abriu suas portas para um público de mais de duas mil pessoas que puderam ter contato direto com uma série de experimentos. Em 2005, foi assinado com a VITAE B-13718/1 o projeto "Revitalização do Museu do Espaço Ciência Viva", com o objetivo de atualizar os cerca de 60 módulos e experimentos instalados no Galpão, além de criar uma nova programação visual e aquisição de mobiliário especial. Na mesma época, a Instituição se propôs a imprimir esta interatividade para o meio virtual, através de sua homepage[3]. Em Dezembro de 2005, foi lançado o projeto Ciência Viva Virtual, com a participação de uma equipe multidisciplinar. A nova homepage do ECV foi construída a partir de uma linha editorial diferenciada, que valoriza o conteúdo científico exclusivo, abordando temas de interesse da população em geral e realizando a cobertura jornalística de eventos científicos de notável reconhecimento no cenário nacional, sendo muitos destes eventos cobertos exclusivamente pela equipe do sítio do ECV. Em 2012 homepage foi reformulada com o apoio da FAPERJ e novos recursos de interatividade foram inseridos.

Conheça mais o Espaço Ciência Viva através de sua homepage www.cienciaviva.org.br ou pelas redes sociais Facebook http://www.facebook.com/museucienciaviva e Twitter http://www.twitter.com/ciencia_viva

Localização:

O Espaço Ciência Viva fica situado na Av. Heitor Beltrão, no 321 - Esquina de Rua Pareto, Praça Saens Pena - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ. CEP: 20550-000 Telefone/Fax: (021) 2204-0599 Internet: www.cienciaviva.org.br e-mail: museu@cienciaviva.org.br

De Metrô ou Ônibus: Vá até a Praça Saens Peña e caminhe até a Av. Heitor Beltrão.

De Carro: Siga pela Heitor Beltrão em direção à Praça e entre no estacionamento do Espaço Ciência Viva à esquerda, antes da Rua Pareto.

Mapa Google

Ligações externas[editar | editar código-fonte]