Energia (foguete): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: thumb|250px|right|'''[[Maquete representando o Energia e o Buran acoplados.''']] '''Energia''' - (em russo '''Эн...
(Sem diferenças)

Revisão das 06h38min de 14 de outubro de 2008

Maquete representando o Energia e o Buran acoplados.

Energia - (em russo Энергия em português, energia) - foi o mais poderoso foguete soviético e o último sucesso da URSS na corrida espacial. Tinha a capacidade de pôr aproximadamente 100 toneladas em órbita terrestre baixa.

Sua principal função era colocar em órbita o ônibus espacial soviético. Tornou possível o primeiro vôo deste em Novembro de 1988, um ano após ser anunciado ao mundo.

Foi desenhado como um lançador de baixo custo. Custava pouco mais que um dos motores principais do ônibus espacial americano. Apesar desta redução nos custos, os gastos para seus lançamentos revelaram-se inviáveis para a URSS, já debilitada por uma economia cada vez menos produtiva.

Finalmente os vôos do Energia foram suspensos e os satélites de grande porte e as peças da estação espacial passaram a ser colocadas em órbita pelos foguetes Proton ou por foguetes americanos.

A RSC (fabricante russa do Energia) propôs que ele fosse reativado e utilizado em tarefas como: recuperação da camada de ozônio, transportar lixo nuclear para além do sistema solar, exploração dos recursos da Lua, remoção do lixo espacial em órbitas baixas, etc.

Ficheiro:Space shuttle USSR.jpg
Conjunto Energia / Buran
Maquetes
Comparações:
foguete da Soyuz (esquerda), Ônibus espacial americano (centro) e Energia (direita).

Ligações externas