Termojato: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m troca cat
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:WRDK.svg|thumb|375px|right|<center>Termojato<center>]]
Um '''termojato''' é um tipo rudimentar de [[motor a jato]]. Seu mecanismo central ainda é um [[motor de combustão interna]], mas no lugar deste mover uma hélice, ele aciona um compressor a gás. O ar comprimido é direcionado em uma [[câmara de combustão]], onde é dada a ignição e [[combustão]]. A alta temperatura gerada pela combustão causa a expansão dos gases, fazendo com que estes sejam expelidos sob alta pressão do exaustor, criando assim força e empuxo.
'''Termojato''' &mdash; é um tipo rudimentar de [[motor a jato]]. Seu [[mecanismo]] central ainda é um [[motor de combustão interna]], mas no lugar deste mover uma [[hélice]], ele aciona um [[compressor]] a [[gás]]. O [[ar comprimido]] é direcionado em uma [[câmara de combustão]], onde é dada a [[ignição]] e [[combustão]]. A alta [[temperatura]] gerada pela combustão causa a expansão dos gases, fazendo com que estes sejam expelidos sob alta pressão do [[exaustor]], criando assim força e [[empuxo]].


O motor termojato gera maior potência que um motor a hélice de combustão interna. Isto foi demonstrado em certo número de aviões.
O motor termojato gera maior [[potência]] que um motor a hélice de combustão interna. Isto foi demonstrado em certo número de aviões.


A pesquisa sobre esse tipo de motor foi deixada de lado após o fim da [[Segunda Guerra Mundial]], quando a se tornou viável o desenvolvimento dos [[motor a jacto|motores a jato]], que geram empuxo e força para um compressor sem a necessidade de um motor a pistão para tanto.
A pesquisa sobre esse tipo de motor foi deixada de lado após o fim da [[Segunda Guerra Mundial]], quando a se tornou viável o desenvolvimento dos [[motor a jacto|motores a jato]], que geram empuxo e força para um compressor sem a necessidade de um motor a pistão para tanto.



==Breve histórico==
==Breve histórico==


* Em 1908 inventor francês [[René Lorin]] propôs utilizar um [[motor a pistão]] para comprimir ar que seria, então, misturado com o combustível e queimado para produzir pulsos de gás quente que seriam expulsos por meio de uma [[tubeira]] para gerar uma força propulsora.
*A primeira aplicação do princípio do termojato foi realizada por [[Henri Coandă]] no seu avião [[Coanda-1910]] em [[1910]].


[[Ficheiro:Coanda 1910.gif|thumb|280px|right|<center>Coanda-1910<center>]]
* Posteriormente, foi desenvolvido por [[Secondo Campini]] no início da década de 1930, embora um avião com esse tipo de motor ([[Caproni Campini N.1]]) não voasse antes de 1940.
* A primeira aplicação do princípio do termojato foi realizada por [[Henri Coandă]] no seu avião [[Coanda-1910]] em [[1910]].


* Em [[1917]], O. de Morize de Chateaudun, [[França]], propôs o ''Morize.'' Era o esquema de um ejetor no qual um motor alternativo acionava um compressor que fornecia ar para a combustão de combustível líquido numa câmara que depois era descarregado em um tubo convergente-divergente e, em última instância, para fora da [[atmosfera]].
* O engenheiro Eastman Jacobs, do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica, dos Estados Unidos, desenvolveu pesquisas intensas no início da
década de 1940 em um projeto que ficaria conhecido como "Jake's Jeep"; tal projeto não foi concluído por ter sido superado pela tecnologia do turbojato.


* O termo "''motorjet''" foi registrado em uma [[patente]] na [[Grã-Bretanha]] por ''J.H. Harris'' de Esher, em 1917.
*Engenheiros japoneses desenvolveram o motor [[Tsu-11]] para impulsionar o avião [[kamikaze]] [[Onhka]] como uma alternativa ao motores a foguete com o qual estes aviões eram equipados.


[[Ficheiro:Caproni-Campini 01.jpg|thumb|280px|right|<center>Caproni Campini N.1<center>]]
* Avião soviético [[Mikoyan-Gurevich I-250 (N)]] projetado em 1944 usava um motor de combustão interna para acionar uma hélice, no nariz do avião, e um compressor para gerar empuxo, situado na calda do avião.
* Posteriormente, foi desenvolvido por [[Secondo Campini]] no início da [[década de 1930]], embora um avião com esse tipo de motor ([[Caproni Campini N.1]]) não voasse antes de [[1940]].


* O engenheiro [[Eastman Jacobs]], do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica, dos [[Estados Unidos]], desenvolveu pesquisas intensas no início da [[década de 1940]] em um projeto que ficaria conhecido como "''Jake's Jeep.''" Tal projeto não foi concluído por ter sido superado pela [[tecnologia]] do [[turbojato]].

* Engenheiros [[Japão|japoneses]] desenvolveram o motor [[Tsu-11]] para impulsionar o avião [[kamikaze]] [[Ohka]] como uma alternativa ao [[motor de foguete|motores de foguete]] com o qual estes aviões eram equipados.

[[Ficheiro:I-250 back.jpg|thumb|280px|right|<center>Mikoyan-Gurevich I-250 (N)<center>]]
* Avião [[URSS|soviético]] [[Mikoyan-Gurevich I-250 (N)]] projetado em [[1944]] usava um motor de combustão interna para acionar uma hélice, no nariz do avião, e um compressor para gerar empuxo, situado na cauda do avião.


==Fontes:==

* {{en}} Mach 1 and Beyond: The Illustrated Guide to High-Speed Flight, de ''[[Larry Reithmaier]],'' [[1994]], ISBN 0070520216


==Ligações externas==

* {{pt}} [http://grupomotopropulsor.blogspot.com/2009/02/historia-do-motor-reacao-na-aviacao.html Grupomotopropulsor]




{{esboço-aviação}}
{{esboço-aviação}}

[[Categoria:Aeronáutica]]
[[Categoria:Aviões]]
[[Categoria:Aviões]]
[[Categoria:Motores]]


[[ar:ماطور نفاث]]
[[ar:ماطور نفاث]]
Linha 28: Linha 50:
[[es:Termorreactor]]
[[es:Termorreactor]]
[[it:Motoreattore]]
[[it:Motoreattore]]
[[ja:モータージェット]]
[[ja:ƒ‚پ[ƒ^پ[ƒWƒFƒbƒg]]
[[pl:Motorjet]]
[[pl:Motorjet]]
[[tr:Termojet]]
[[tr:Termojet]]
[[zh:熱噴射引擎]]
[[zh:”M•¬ژثˆّْج]]

Revisão das 21h17min de 8 de abril de 2009

Termojato

Termojato — é um tipo rudimentar de motor a jato. Seu mecanismo central ainda é um motor de combustão interna, mas no lugar deste mover uma hélice, ele aciona um compressor a gás. O ar comprimido é direcionado em uma câmara de combustão, onde é dada a ignição e combustão. A alta temperatura gerada pela combustão causa a expansão dos gases, fazendo com que estes sejam expelidos sob alta pressão do exaustor, criando assim força e empuxo.

O motor termojato gera maior potência que um motor a hélice de combustão interna. Isto foi demonstrado em certo número de aviões.

A pesquisa sobre esse tipo de motor foi deixada de lado após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a se tornou viável o desenvolvimento dos motores a jato, que geram empuxo e força para um compressor sem a necessidade de um motor a pistão para tanto.


Breve histórico

  • Em 1908 inventor francês René Lorin propôs utilizar um motor a pistão para comprimir ar que seria, então, misturado com o combustível e queimado para produzir pulsos de gás quente que seriam expulsos por meio de uma tubeira para gerar uma força propulsora.
Coanda-1910
  • Em 1917, O. de Morize de Chateaudun, França, propôs o Morize. Era o esquema de um ejetor no qual um motor alternativo acionava um compressor que fornecia ar para a combustão de combustível líquido numa câmara que depois era descarregado em um tubo convergente-divergente e, em última instância, para fora da atmosfera.
  • O termo "motorjet" foi registrado em uma patente na Grã-Bretanha por J.H. Harris de Esher, em 1917.
Ficheiro:Caproni-Campini 01.jpg
Caproni Campini N.1
Ficheiro:I-250 back.jpg
Mikoyan-Gurevich I-250 (N)
  • Avião soviético Mikoyan-Gurevich I-250 (N) projetado em 1944 usava um motor de combustão interna para acionar uma hélice, no nariz do avião, e um compressor para gerar empuxo, situado na cauda do avião.


Fontes:


Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[[ja:ƒ‚پ[ƒ^پ[ƒWƒFƒbƒg]]