Nicéia Camargo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Nicéia Camargo do Nascimento''', mais conhecida como '''Nicéia Pitta''' ([[São Carlos (São Paulo)|São Carlos]], [[10 de julho]] de [[1953]]), é a ex-esposa do ex-prefeito [[São Paulo (cidade)|paulistano]] [[Celso Pitta]] e a principal responsável pelas denúncias de [[corrupção]] em [[2000]] contra seu ex-marido e contra o ex-governador [[Paulo Maluf]] <ref>[http://www1.an.com.br/2000/mar/12/0pai.htm A Notícia]</ref>.
'''Nicéia Camargo do Nascimento''' ([[São Carlos (São Paulo)|São Carlos]], [[10 de julho]] de [[1953]]), mais conhecida como '''Nicéia Pitta''', é a ex-esposa do ex-prefeito [[São Paulo (cidade)|paulistano]] [[Celso Pitta]] e a principal responsável pelas denúncias de [[corrupção]] que fez em [[1999]] contra o seu ex-marido e contra o também ex-prefeito [[Paulo Maluf]] &ndash; o qual antecedeu Celso na prefeitura<ref>[http://www1.an.com.br/2000/mar/12/0pai.htm A Notícia]</ref>.


== Biografia ==
Ainda na adolescência mudou-se para o [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], onde conheceu Celso Pitta e formou família.
Ainda na adolescência, Nicéia mudou-se para o [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], onde conheceu Celso Pitta e com o qual constituiu uma família.


=== Estudo e trabalhos ===
Começou a trabalhar cedo e estudou até o segundo grau, tendo feito os primeiros anos do curso ginasial na hoje [[Escola Estadual Jesuíno de Arruda]], em sua cidade natal. Aos 18 anos montou uma loja de confecções com a irmã, no [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]].
Nicéia começou a trabalhar cedo e estudou até o segundo grau, tendo feito os primeiros anos do curso ginasial na hoje ''[[Escola Estadual Jesuíno de Arruda]]'' em sua cidade natal. Aos 18 anos, montou uma loja de confecções com a irmã no Rio de Janeiro.


==Política==
=== Política ===
Quando Pitta estava em campanha política para o cargo de prefeito de São Paulo, Nicéia montou um comitê visando ajudar mulheres pobres. Depois envolveu-se no escândalo com a prefeitura de superfaturar a venda de frangos, uma vez que era vendedora de frangos, tendo abandonado isto para dedicar-se a campanha do marido.<ref>http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/galeria/nicea.htm</ref>
Quando Celso estava em campanha eleitoral à prefeitura de São Paulo, Nicéia montou um comitê visando ajudar mulheres pobres. Depois, Nicéia envolveu-se no escândalo do superfaturamento da venda dos frangos que vendia, tendo abandonado essa venda para dedicar-se a campanha do marido<ref>http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/galeria/nicea.htm</ref>.


==== Denúncias ====
Separou-se de Celso Pitta após 30 anos de relacionamento, acusando-o de conivência com a compra de voto de vereadores e sobre pagamento de [[propina]]s para o arquivamento da [[CPI]] que investigava corrupção dos vereadores.<ref>http://www.radiobras.gov.br/anteriores/2000/sinopses_1103.htm</ref><ref>http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/homensnicea.htm</ref>
Após 1999, acusou Pitta, Paulo Maluf, três secretários municipais, entre eles o prefeito [[Gilberto Kassab]], e os vereadores da base governista por ações corruptas.
Em 1999, Nicéia veio a acusar de ações corruptas o então prefeito e seu marido Celso, Maluf, três secretários municipais &ndash; dentre os quais o então futuro prefeito [[Gilberto Kassab]] &ndash; e os vereadores da base governista.

=== Separação de Celso Pitta ===
Separou-se de Celso em [[2000]] após 30 anos de relacionamento, acusando-o de conivência com a compra de votos de vereadores e de pagar [[propina]]s para o arquivamento da [[Comissão Parlamentar de Inquérito|CPI]] que investigava corrupção na [[Câmara Municipal de São Paulo|Câmara]]<ref>http://www.radiobras.gov.br/anteriores/2000/sinopses_1103.htm</ref><ref>http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/homensnicea.htm</ref>.


{{Referências}}
{{Referências}}
Linha 16: Linha 21:


[[Categoria:Naturais de São Carlos (São Paulo)|Niceia Pitta]]
[[Categoria:Naturais de São Carlos (São Paulo)|Niceia Pitta]]
[[Categoria:Luso-brasileiros]]
[[Categoria:Empresários do Rio de Janeiro]]

Revisão das 19h23min de 11 de novembro de 2014

Nicéia Camargo do Nascimento (São Carlos, 10 de julho de 1953), mais conhecida como Nicéia Pitta, é a ex-esposa do ex-prefeito paulistano Celso Pitta e a principal responsável pelas denúncias de corrupção que fez em 1999 contra o seu ex-marido e contra o também ex-prefeito Paulo Maluf – o qual antecedeu Celso na prefeitura[1].

Biografia

Ainda na adolescência, Nicéia mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu Celso Pitta e com o qual constituiu uma família.

Estudo e trabalhos

Nicéia começou a trabalhar cedo e estudou até o segundo grau, tendo feito os primeiros anos do curso ginasial na hoje Escola Estadual Jesuíno de Arruda em sua cidade natal. Aos 18 anos, montou uma loja de confecções com a irmã no Rio de Janeiro.

Política

Quando Celso estava em campanha eleitoral à prefeitura de São Paulo, Nicéia montou um comitê visando ajudar mulheres pobres. Depois, Nicéia envolveu-se no escândalo do superfaturamento da venda dos frangos que vendia, tendo abandonado essa venda para dedicar-se a campanha do marido[2].

Denúncias

Em 1999, Nicéia veio a acusar de ações corruptas o então prefeito e seu marido Celso, Maluf, três secretários municipais – dentre os quais o então futuro prefeito Gilberto Kassab – e os vereadores da base governista.

Separação de Celso Pitta

Separou-se de Celso em 2000 após 30 anos de relacionamento, acusando-o de conivência com a compra de votos de vereadores e de pagar propinas para o arquivamento da CPI que investigava corrupção na Câmara[3][4].

Referências