Humaitá (São Vicente): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adicionei informação.
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel
Linha 2: Linha 2:
==História==
==História==
O [[Habitação social|conjunto habitacional]] Humaitá foi criado em 1979, através da Lei Municipal 1 808. No texto, a Prefeitura de São Vicente autorizava a [[Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo]] a construir o conjunto com projeto arquitetônico elaborado pelos técnicos da própria companhia. O bairro fica localizado na Área Continental do Município, numa área de 898 044 metros quadrados. O Humaitá foi entregue à população no dia 6 de novembro de 1983.
O [[Habitação social|conjunto habitacional]] Humaitá foi criado em 1979, através da Lei Municipal 1 808. No texto, a Prefeitura de São Vicente autorizava a [[Companhia de Habitação da Baixada Santista - COHAB-ST]] a construir o conjunto com projeto arquitetônico elaborado pelos técnicos da própria companhia. O bairro fica localizado na Área Continental do Município, numa área de 898 044 metros quadrados. O Humaitá foi entregue à população no dia 6 de novembro de 1983.


==Etimologia==
==Etimologia==

Revisão das 03h22min de 3 de maio de 2015

Humaitá é um bairro do município de São Vicente, no estado de São Paulo, no Brasil. Foi criado em 1979. Integra a área continental da cidade, juntamente com os bairros Parque Continental, Parque das Bandeiras, Gleba 2, Ponte Nova, Rio Branco, Samaritá, Vila Ema, Nova São Vicente, Quarentenário e Rio Negro.

História

O conjunto habitacional Humaitá foi criado em 1979, através da Lei Municipal 1 808. No texto, a Prefeitura de São Vicente autorizava a Companhia de Habitação da Baixada Santista - COHAB-ST a construir o conjunto com projeto arquitetônico elaborado pelos técnicos da própria companhia. O bairro fica localizado na Área Continental do Município, numa área de 898 044 metros quadrados. O Humaitá foi entregue à população no dia 6 de novembro de 1983.

Etimologia

"Humaitá" é derivado de mbaitá, termo da língua geral meridional com influência do guarani antigo que designa um pássaro verde.[1]

Serviços públicos no bairro

Atualmente, mais de 20 mil pessoas moram no bairro, que conta com inúmeros equipamentos públicos, como três escolas municipais e duas estaduais, com destaque para a E.E. "Albino Luiz Caldas"; uma biblioteca; uma unidade de pronto-socorro; duas creches; um Centro Educacional e Recreativo (CER); um Centro de Iniciação e Capacitação Profissional (Cicap); e diversas Praças de Esportes e áreas de lazer públicas. O bairro conta também com um jornal regional: o Jornal Distrito Continental (https://www.facebook.com/pages/Jornal-Distrito-Continental/520336114712294?ref=hl), que visa a informar a população da área continental de São Vicente.

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 564.