Diretoria de Serviço Geográfico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Trocando "Imagem:DSG.gif" por Imagem:DSG.png (pedido por GifTagger: "Replacing GIF by exact PNG duplicate.")
Atualização do Comandante atual.
Linha 4: Linha 4:
|brasão =DSG.png
|brasão =DSG.png
|criação = 1890
|criação = 1890
|comandante = [General-de-divisao Eng Mil] Pedro Ronalt Vieira
|comandante = [General-de-Brigada Eng Mil] Pedro Soares da Silva Neto
|endereço = Quartel-General do Exército - Bloco F - 2º Piso
|endereço = Quartel-General do Exército - Bloco F - 2º Piso
|município = [[Brasília]]
|município = [[Brasília]]

Revisão das 12h53min de 2 de junho de 2015

Diretoria de Serviço Geográfico
Sede  Distrito Federal
Sigla D S G
Criação 1890
Comando
Comandante [General-de-Brigada Eng Mil] Pedro Soares da Silva Neto
Contato
Endereço Quartel-General do Exército - Bloco F - 2º Piso
E-mail dsg.dir@dsg.eb.mil.br

A Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) é o Organização Militar Subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia tendo como atribuição superintender os assuntos ligados à Cartografia. A DSG está sediada em Brasília.

Missão

Tem por missão superintender no âmbito do Exército Brasileiro, as atividades relativas às imagens e informações geográficas, principalmente visando a produção cartográfica nas suas mais diversas formas, ao estabelecimento de normas e instruções, ao suprimento e à manutenção do material de sua gestão, e as decorrentes de convênios com órgãos da administração pública.


Histórico

O Serviço Geográfico foi criado em 31 de maio de 1890, inicialmente anexo ao Observatório do Rio de Janeiro e depois  transferido para o Ministério do Exército, então Ministério da Guerra. Em 20 de junho de 1903, iniciava a execução do Projeto "A Carta Geral do Brasil", elaborado pelo Estado-Maior do Exército, com a instalação da Comissão da Carta Geral, em Porto Alegre - RS.

A partir de 1917 o Serviço é progressivamente organizado na Fortaleza da Conceição, no Rio de Janeiro - RJ, sob a denominação de Serviço Geográfico Militar. Em 1920 chega ao Brasil a Missão Austríaca, contratada pelo Estado-Maior do Exército, com a finalidade de fornecer o embasamento técnico necessário ao mapeamento do Território Nacional. Os austríacos introduziram no país o levantamento topográfico à prancheta, os métodos estereofotogramétricos de emprego de fotografias terrestres e aéreas e a impressão off-set.

Até 1932, o Serviço Geográfico Militar e a Comissão da Carta Geral atuavam de forma independente. O primeiro, executando o mapeamento de áreas no então Distrito Federal e a segunda, realizando levantamentos no Rio Grande do Sul. A partir daquele ano, o Serviço passa a denominar-se Serviço Geográfico do Exército (SGE), e a então Comissão da Carta Geral dá origem à Primeira Divisão de Levantamento.

Finalmente, em 1946, são regulamentadas as atividades da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército, que funcionaria nas instalações históricas do Antigo Palácio Episcopal da Conceição, no Rio de Janeiro-RJ, desde então, até ser transferida para o Quartel General do Exército, em Brasília-DF em 1972.A atual denominação Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) é atribuída por Portaria Ministerial de 1953, em conformidade com a nova estrutura de organização do Exército.

Organizações Militares subordinadas

Ligações externas