Social justice warrior: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MathexBR (discussão | contribs)
UmCinzento (discussão | contribs)
m Eu dei um contexto explicando sobre quando o termo SJW é utilizado no debate político.
Linha 1: Linha 1:
{{Formatar referências|data=setembro de 2017}}
{{Formatar referências|data=setembro de 2017}}
{{Mais notas|data=junho de 2017}}
{{Mais notas|data=junho de 2017}}
'''Social Justice Warrior''' ou '''SJW''' (em português: ''justiceiro social'') é um termo pejorativo utilizado para se referir a pessoas, instituições ou mesmo ações que têm como base visões socialmente [[Progressismo|progressistas]], como a defesa dos [[direitos humanos]], [[feminismo]], [[secularismo]], [[movimento LGBT]] ([[diversidade sexual]]), [[movimento negro]], entre outros.
'''Social Justice Warrior''' ou '''SJW''' (em português: ''justiceiro social'') é um termo pejorativo utilizado para se referir a pessoas, instituições ou mesmo ações que têm como base visões socialmente [[Progressismo|progressistas]], como a defesa dos [[direitos humanos]], [[feminismo]], [[secularismo]], [[movimento LGBT]] ([[diversidade sexual]]), [[movimento negro]], entre outros. Em muitos contextos, o termo é utilizado para criticar esses indivíduos e instituições que possuem condutas extremistas ao defenderem tais pautas.


== Popularização ==
== Popularização ==

Revisão das 00h18min de 9 de maio de 2024

Social Justice Warrior ou SJW (em português: justiceiro social) é um termo pejorativo utilizado para se referir a pessoas, instituições ou mesmo ações que têm como base visões socialmente progressistas, como a defesa dos direitos humanos, feminismo, secularismo, movimento LGBT (diversidade sexual), movimento negro, entre outros. Em muitos contextos, o termo é utilizado para criticar esses indivíduos e instituições que possuem condutas extremistas ao defenderem tais pautas.

Popularização

Popularizado durante a controvérsia de Gamergate[1], o termo atualmente é voltado principalmente a quaisquer ativistas relacionados à justiça social, causa esta que dá origem ao termo. O uso deste é visto por críticos como uma provocação por parte de setores conservadores da sociedade, sendo comumente utilizado para invalidar e desmerecer qualquer questionamento ao status quo em termos de gênero e raça.

Cultura Popular

Em maio de 2014, o conceito foi incorporado em um jogo intitulado Social Justice Warriors. Desenvolvido pela Creative Nonadecimal, o jogo envolve debater online contra trolls da Internet que fazem comentários racistas e provocativos.

A atriz Caitlin Barlow descreveu seu personagem na série de televisão Teachers, como uma guerreira da justiça social. No remake Netflix de One Day at a Time, a atriz Isabella Gomez retratou Elena, uma personagem que se autoidentifica como guerreira da justiça social como forma de ressignificar a conotação negativa que o termo possui.

Referências

Ver também