Carlos Chagas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:


== Vida e obra ==
== Vida e obra ==
===Os primeiros anos:===
[[Imagem:Trypanosoma cruzi crithidia.jpeg|thumb|400px|left|<center>''[[Trypanosoma cruzi]]''<center>]]Em [[1905]], foi responsável pela primeira campanha [[profilaxia|profilática]] contra a [[malária]], em [[Itatinga]], [[SP]], conseguindo controlar o [[epidemia|surto]]. Foi a primeira ação bem sucedida na história da luta contra essa doença - fato que serviu de base para o efetivo combate à moléstia no mundo inteiro {{citation needed}}.
[[Imagem:Trypanosoma cruzi cycle de vie.png|thumb|350px|right|<center>Ciclo de vida do Trypanosoma cruzi<center>]]


Carlos Chagas era filho do cafeicultor mineiro José Justiniano das Chagas e Mariana Cândida Chagas. Após os estudos secundários em [[Itú]] e [[São João del Rei]], ingressou na escola de engenharia de mineração de [[Ouro Preto]].
Em [[1909]], o cientista mineiro descobriu o [[protozoário]] causador da [[tripanossomíase]] americana, ao qual deu o nome de ''Trypanosoma cruzi'', em homenagem a [[Oswaldo Cruz]]. Seu estudo dessa moléstia, que ficou conhecida mundialmente como ''[[doença de Chagas]]'', foi o mais completo já realizado por um único [[pesquisa]]dor e compreendeu todos os aspectos da doença: [[anatomia patológica]], [[epidemiologia]], [[etiologia]], formas clínicas e meio de [[transmissão]]. O estudo da moléstia avançou nas décadas de 40 e 50 através do [[Instituto Oswaldo Cruz]], no município mineiro de [[Bambuí]].

Influenciado por um tio médico, passou a cursar medicina no Rio de Janeiro onde este mesmo tio trabalhava.

Graduou-se em 1902, e trabalhou com [[Oswaldo Cruz]] de quem veio a tornar-se amigo.

Em [[1905]], foi responsável pela primeira campanha [[profilaxia|profilática]] contra a [[malária]], em [[Itatinga]], [[SP]], conseguindo controlar o [[epidemia|surto]]. Foi a primeira ação bem sucedida na história da luta contra essa doença - fato que serviu de base para o efetivo combate à moléstia no mundo inteiro {{citation needed}}.
===Descoberta===


[[Imagem:Trypanosoma cruzi crithidia.jpeg|thumb|400px|left|<center>''Trypanosoma cruzi''<center>]]Em [[1909]], o cientista mineiro descobriu o [[protozoário]] causador da [[tripanossomíase]] americana, ao qual deu o nome de ''[[Trypanosoma cruzi]]'', em homenagem a Oswaldo Cruz. Seu estudo dessa moléstia, que ficou conhecida mundialmente como ''[[doença de Chagas]]'', foi o mais completo já realizado por um único [[pesquisa]]dor e compreendeu todos os aspectos da doença: [[anatomia patológica]], [[epidemiologia]], [[etiologia]], formas clínicas e meio de [[transmissão]]. O estudo da moléstia avançou nas décadas de 40 e 50 através do [[Instituto Oswaldo Cruz]], no município mineiro de [[Bambuí]].

==Morte==
Carlos Chagas faleceu em 8 de Novembro de 1934 aos 55 anos de idade na cidade do Rio de Janeiro. A causa de sua morte foi um [[infarto]] .




==As homenagens:==
==As homenagens:==
[[Imagem:MinasGerais Municip CarlosChagas.svg|thumb|300px|right|Localização do município de Carlos Chagas - MG]]Idealizador ainda do Centro Internacional de Leprologia, recebeu o título de Benemérito da Pátria e da Humanidade. Ganhador de muito prêmios ao redor do mundo, seus dois filhos também se tornaram [[médico]]s.
[[Imagem:MinasGerais Municip CarlosChagas.svg|thumb|300px|right|Localização do município de Carlos Chagas - MG]]Idealizador ainda do Centro Internacional de Leprologia, recebeu o título de Benemérito da Pátria e da Humanidade. Ganhador de muito prêmios ao redor do mundo, seus dois filhos [[Carlos Chagas Filho]] e Evandro Chagas também tornaram-se [[médico]]s.


Uma herma na Praia de Botafogo em sua homenagem é de autoria do escultor Modestino Kanto.
Uma herma na Praia de [[Botafogo]] em sua homenagem é de autoria do escultor Modestino Kanto.


Um município do Estado de Minas Gerais recebeu seu nome.
Um município do Estado de Minas Gerais recebeu seu nome.

Revisão das 06h22min de 12 de outubro de 2007

 Nota: Para outros significados, veja Carlos Chagas (desambiguação).
Carlos Chagas

Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (Oliveira, MG, 9 de Julho de 1879Rio de Janeiro, RJ, 8 de Novembro de 1934) foi um médico sanitarista brasileiro, famoso pela descoberta da doença de Chagas, que leva seu nome.

Vida e obra

Os primeiros anos:

Ciclo de vida do Trypanosoma cruzi

Carlos Chagas era filho do cafeicultor mineiro José Justiniano das Chagas e Mariana Cândida Chagas. Após os estudos secundários em Itú e São João del Rei, ingressou na escola de engenharia de mineração de Ouro Preto.

Influenciado por um tio médico, passou a cursar medicina no Rio de Janeiro onde este mesmo tio trabalhava.

Graduou-se em 1902, e trabalhou com Oswaldo Cruz de quem veio a tornar-se amigo.

Em 1905, foi responsável pela primeira campanha profilática contra a malária, em Itatinga, SP, conseguindo controlar o surto. Foi a primeira ação bem sucedida na história da luta contra essa doença - fato que serviu de base para o efetivo combate à moléstia no mundo inteiro [carece de fontes?].

Descoberta

Trypanosoma cruzi

Em 1909, o cientista mineiro descobriu o protozoário causador da tripanossomíase americana, ao qual deu o nome de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Oswaldo Cruz. Seu estudo dessa moléstia, que ficou conhecida mundialmente como doença de Chagas, foi o mais completo já realizado por um único pesquisador e compreendeu todos os aspectos da doença: anatomia patológica, epidemiologia, etiologia, formas clínicas e meio de transmissão. O estudo da moléstia avançou nas décadas de 40 e 50 através do Instituto Oswaldo Cruz, no município mineiro de Bambuí.

Morte

Carlos Chagas faleceu em 8 de Novembro de 1934 aos 55 anos de idade na cidade do Rio de Janeiro. A causa de sua morte foi um infarto .


As homenagens:

Localização do município de Carlos Chagas - MG

Idealizador ainda do Centro Internacional de Leprologia, recebeu o título de Benemérito da Pátria e da Humanidade. Ganhador de muito prêmios ao redor do mundo, seus dois filhos Carlos Chagas Filho e Evandro Chagas também tornaram-se médicos.

Uma herma na Praia de Botafogo em sua homenagem é de autoria do escultor Modestino Kanto.

Um município do Estado de Minas Gerais recebeu seu nome.

Cédulas de Cruzado ( depois Cruzado Novo ) circularam com sua imagem ( abaixo ).

Ficheiro:Brasil 10000 Cruzados resellado a 10 Nuevos Cruzados Carlos Chagas (anverso) 000.jpg
Frente
Ficheiro:Brasil 10000 Cruzados resellado a 10 Nuevos Cruzados Carlos Chagas (reverso) 000.jpg
Verso


Principais publicações

  • Nova trypanozomíaze humana. Estudos sobre a morfologia e cíclo evolutivo do Schizotripanum cruzi n. gen. n. sp., agente etiològico de nova entidade mórbida do homem. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. 1,2(1909)159-218.

Bibliografia

  • Scliar, Moacyr. Oswaldo Cruz & Carlos Chagas: o nascimento de ciência no Brasil. São Paulo: Odysseus, 2002. ISBN 8588023245.
  • Coutinho, M., Freire, O. Jr, Dias, J.C. The noble enigma: Chagas' nominations for the Nobel prize. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. 94,Supl. 1(1999)123-9.
  • Chagas, Carlos, Filho. Meu pai. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, 1993. ISBN 8585239050.
  • León, Luis A., coord. Carlos Chagas (1879-1934) y la tripanosomiasis americana. Quito: Edit. Casa de la Cultura Ecuatoriana, 1980.
  • Lewinsohn R.: Carlos Chagas (1879-1934): the discovery of Trypanosoma cruzi and of American trypanosomiasis (foot-notes to the history of Chagas's disease).Trans. R. Soc. Trop. Med. Hyg.. 73,5(1979)513-23.
  • Conselho Nacional de Pesquisas, Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação. Doença de Chagas -- bibliografia: complemento a "Doença de Chagas--bibliografia brasileira". Rio de Janeiro: O Instituto, 1959.

Ligações externas

Biblioteca Virtual Carlos Chagas

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Portal-hist-cien