Esqueleto (Masters of the Universe)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Esqueleto (He-Man))
Ir para: navegação, pesquisa

Esqueleto (Skeletor no original em inglês), é um vilão do desenho animado He-Man e os Defensores do Universo.

Esqueleto é o mestre do mal de Etérnia. Obcecado pelo poder, tenta de todas as formas dominar o castelo de Grayskull, que representa o poder do bem em Etérnia. O vilão Esqueleto, uma estranha combinação de cara de caveira com um corpo físico, tem sua base na Montanha da Serpente, que é uma montanha com uma cachoeira e uma enorme serpente esculpida em toda sua volta (na versão de 1983, a cachoeira fica ao lado da montanha, enquanto na versão de 2002, ela sai da própria boca da estátua da serpente). De lá comanda diversas criaturas do mal para tentar dominar o resto do planeta.

A voz da dublagem em português é do ator Isaac Bardavid.

Evolução do personagem[editar | editar código-fonte]

Mini-quadrinhos originais[editar | editar código-fonte]

Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of the Universe vinha um mini-gibi. Isto foi antes da série animada; descreviam diferenças de He-man para o conceito que seria adotado posteriormente na série animada. Por exemplo: He-Man, segundo esta origem, não tinha identidade secreta; ele era um bárbaro duma tribo de Etérnia, um mundo que experimentou um conflito chamado de a Grande Guerra, que devastou as civilizações que governaram esse mundo, deixando para trás fantástico maquinário e armas. Eventos da Grande Guerra abriram uma brecha entre as dimensões, permitindo ao perverso Esqueleto vir a Eternia (ilustrações do próprio gibi mostram que os habitantes da dimensão de Esqueleto são iguais em aparência física a ele). Como em sua versão animada, Esqueleto procura tomar o Castelo de Grayskull, cujos segredos poderão torná-lo mestre do universo. Para combater o vilão, He-man ganhou poderes e armamento da Feiticeira (que curiosamente nesta versão de brinquedo tinha um elmo de naja, e não roupa de falcão). He-man tem uma metade da Espada do Poder; Esqueleto tem a outra metade. Quando juntas, as duas metades devem servir como chave para o Castelo de Grayskull. Nesta versão boneco, vimos também que He-man tinha uma arma auxiliar, um machado, e também um escudo. A continuidade da linha de bonecos foi aberta oficialmente numa outra mídia em DC Comics Presents #47, uma publicação da DC Comics onde Superman dividia a revista com um herói convidado. Nesta história, um crossover, Superman era transportado para Eternia e era dominado por Esqueleto, e enfrentava He-man. Em 1982, a DC Comics lançou a mini-série Masters Of The Universe, que fez ajustes a história, mais parecidas a sua versão que viria na série animada da Filmation, como He-man ter a identidade de Adam.

História segundo a série animada[editar | editar código-fonte]

Como a série da Filmation foi lançada, as origens de He-man foram mudadas como segue. He-Man vive no planeta Eternia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas. Etérnia também é repleto de seres mágicos. Enquanto o planeta é comandado pelo justo rei Randor, o vilão Esqueleto tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo, que é protegido por He-Man, nada menos que Adam, o príncipe filho de Randor.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Os poderes de esqueleto são mágicos; ele costuma usá-los para simular uma aparentemente ilimitada gama de poderes. Entre seus feitiços podemos citar rajadas de energia, rajadas congelantes (capazes de congelar até mesmo fogo criado por Hordak), telepatia, reflexão de feitiços e rajadas, ilusão, aceleração do crescimento de plantas, repulsão, teleportação, criação de portais dimensionais, etc. Anda sempre com sua arma mágica, o Cajado Devastador, que é capaz de em uma única rajada dizimar qualquer ser vivo . Esqueleto é um mestre das ciências ocultas e sabe muito a respeito do universo. Ele também é um inventor prodigioso, tendo criado um sem-número de aparatos e veículos, e é competente na luta corpo a corpo e espadas, podendo encarar Teela sem problemas. Contra He-man, porém, ele nunca é páreo em questões físicas, salvo uma ou outra vez quando usou de outros meios para aumentar sua força. Esqueleto possui uma pantera macho chamado Panthor, que costuma ficar a seu lado na sala do trono.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

}