Estação Charenton - Écoles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charenton - Écoles
Place Aristide Briand
Estação Charenton - Écoles
Acesso à estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 8
Código 25-13
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 5 de outubro de 1942
Próxima estação
Sentido Balard
Sentido Pointe du Lac
Charenton - Écoles
Place Aristide Briand

Charenton - Écoles é uma estação da linha 8 do Metrô de Paris, localizada na comuna de Charenton-le-Pont.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação é construída sob a rue de Paris, ao longo da Place Aristide-Briand, a leste da cidade. A escola primária de Aristide-Briand, localizada no local de mesmo nome, é a escola mais antiga da cidade, mesmo que tenha sido reconstruída depois da abertura da estação. Na direção de Balard, a estação que segue Charenton - Écoles é Liberté, distante cerca de 800 m; na direção de Pointe du Lac, fica a École Vétérinaire de Maisons-Alfort, a cerca de 1 km daí, alcançada após a travessia do Marne por um viaduto.

História[editar | editar código-fonte]

Carte postale ancienne montrant, sur la Place de la République, un tramway de la CGO sur la ligne 24 : République - Charenton-Écoles
Muito antes da linha 8 chegar a Charenton - Écoles, o CGO circulava um bonde na linha 24 République - Charenton - Écoles, vista aqui na Place de la République, em Paris, por volta de 1916.

A estação foi aberta ao público em 5 de outubro de 1942 durante a extensão da linha 8, que anteriormente parava em Porte de Charenton. Ela permaneceu como o terminal sudeste da linha 8 até 19 de setembro de 1970 quando ela foi estendida para Maisons-Alfort - Stade.

A estação, subtitulada Place Aristide Briand, é uma das duas estações de metrô localizadas no território do município de Charenton-le-Pont, sendo a outra Liberté.

No início de setembro de 2006, uma antiga pedreira subterrânea causou o colapso de parte da place de l'église de Charenton, praça localizada acima de um corredor da estação. O evento danificou o teto da estação e causou a ruptura de um cano de água. O tráfego da linha não foi perturbado.

De 2016 a 2017, a estação passou por uma grande reforma como parte do programa "Un métro + beau".

Em 2011, 2 975 899 passageiros entraram nesta estação.[1] Em 2012, havia 3 286 095 passageiros.[2] Ela viu entrar 3 074 333 passageiros em 2013 e 3 067 681 em 2017.[3][4]

Em 2018, 3 132 036 passageiros visitaram a estação, o que a coloca na 178ª posição das estações de metrô por sua frequência em 303.

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação possui duas entradas e cinco portas de acesso.

Nenhum desses acessos é acessível às pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, existe uma escada rolante de saída situada ao norte da estação e levando na altura do 83, rue de Paris (48° 49′ 18,85″ N, 2° 24′ 46,35″ L)

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Interior da estação antes da renovação de 2016-2017

Charenton - Écoles é uma estação de configuração padrão com duas plataformas separadas pelas vias do metrô sob uma abóbada elíptica. Ela possui faixas de iluminação brancas e arredondadas no estilo “Gaudin” do renovação do metrô na década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. As plataformas são equipadas com assentos do estilo “akiko” amarelos e o nome da estação está inscrito em faiança no estilo da CMP original. Ela é portanto decorada em um estilo idêntico ao aplicado à maioria das estações do Metrô de Paris. Somente os quadros publicitários são especiais: em faiança de cor marrom e com padrões simples, são encimados pela letra "M". Esses mesmos quadros estão presentes apenas em 7 outras estações do Metrô parisiense. É a última estação deste estilo (telhas brancas, abóbada elíptica, etc.) em direção a Pointe du Lac.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 24, 111, 180 e 325 da rede de ônibus RATP e à noite, pela linha N35 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Vários sites são acessíveis a partir da estação Charenton - Écoles como:

  • o fundo da rue de Paris, área semi-pedonal;
  • a igreja paroquial de Saint-Pierre;
  • os cais do Marne;
  • o Bois de Vincennes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 5 de novembro de 2012).
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (Ficha Excel) (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr (consultado em 11 de janeiro de 2014).
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013), no site data.ratp.fr (consultado em 31 de agosto de 2014).
  4. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302 em 2013.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Charenton - Écoles