Estação de tratamento de água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação de tratamento de água da Copasa no município brasileiro de Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais, onde é extraída e tratada a água fornecida a boa parte da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo[1] e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população[2] . A captação da água bruta é feita em rios ou represas[3] que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento[4] . Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.

Processo de tratamento[editar | editar código-fonte]

O processo de tratamento utiliza processos físicos e químicos para que a água adquira as propriedades desejadas que a tornem própria para o consumo. As estações utilizam grades para reter impurezas maiores como restos de vegetais, e em seguida a água segue para uma etapa de floculação quando através de agentes químicos, como o sulfato de alumínio, as partículas de sujeira se aglomerarem[5] para em seguida decantarem no fundo de um tanque[6] .

Em seguida a água passa por uma etapa de filtração, passando através de filtros compostos por carvão, areia e cascalho[5] . Por final, recebe aditivos químicos a cal que corrige a acidez da água, o cloro que age como desinfetante e o fluor que é adicionado para reduzir o problema com cáries na população.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2008 a água tratada não chega a 21,4% das residências no país[7] . Em São Paulo está localizada uma das maiores estações de tratamento do mundo, a de Guaraú[3] , parte do Sistema Cantareira[8] . Desde 1975 há obrigatoriedade da fluoretação da água tratada no país[9] .

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]