Flotação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas propriedades superficiais de partículas diferentes para as separar. Só podemos classificar o processo de separação de misturas como flotação quando houver inserção de bolhas de ar no meio aquoso seguida de adsorção de partículas nas bolhas que são arrastadas para a superfície do líquido[1] . As partículas a serem flotadas são tornadas hidrofóbicas pela adição dos produtos químicos apropriados. Então, fazem-se passar bolhas de ar através da mistura e as partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e deslocam-se para a superfície, onde se acumulam sob a forma de espuma. Em resumo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  • Na mineração para separar os minérios de suas impurezas, tritura-se a rocha e adiciona-se óleo. As partículas de minério vão se fixar no óleo. Juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo da vasilha.
  • No tratamento de esgoto, é injetada a microbolha (ar + água) de baixo para cima fazendo com que os flocos (material orgânico separado por reação química) dispersos no canal de tratamento fiquem na superfície podendo ser removidos através de pás raspadoras, que são muito úteis para a retirada de outras misturas.
  • A Flotação também pode ser um método de fracionamento entre sólidos. Por exemplo, quando é feito a reciclagem de plásticos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Link com mais informações


Referências

  1. [http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/05-CCD-7106.pdf Fundamentos e Aplicação da Flotação como Técnica de Separação de Misturas]


Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

A flotação é muito usada em casos de separações de impureza, como minérios e esgotos. Hoje em dia uma experiência bem simples, mas que vem expandindo-se e melhorando a cada dia para ajudar a sociedade.